28 outubro 2006
Ilha de S. Miguel (VI)
A partir de Ponta Delgada, tomar a estrada em direcção aos Mosteiros. Cerca de 25 km depois, na povoação dos Ginetes, virar à esquerda, em direcção à zona balnear da Ferraria; esta, é caracterizada por uma espécie de delta de rocha vulcânica, onde a água do mar atinge temperaturas elevadas. É perfeitamente visível o cone do vulcão que deu origem ao escorrimento de lava.
Curiosa é também a actividade de escalada que a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) desenvolve neste conglomerado vulcânico. Neste guia de escalada, estão assinalados a encarnado os diversos trilhos existentes nas escarpas. A altura máxima das vias é de 20 metros.
9 comentários:
E esta? Por um minuto que São Miguel não "caiu" no meio do Douro!
Podia dar uma mistura interessante.
Escalada é uma coisa que não me atrai nada. Nunca se sabe se não se vem parar cá abaixo.
E qual é a influência da temperatura da água no tipo de peixes? Nota-se a diferença?
Aqui estive...
o vulcanito é engraçado! parece assim um formigueiro gigante, ou melhor um daqueles montinhos (neste caso em ponto grande) que as toupeiras levantam no meio da relva!!
e fotos de debaixo de água? não há? só a do Dom Peixe Lua? que nem sequer é debaixo de água...
é só pro nautilus não estar sempre a dizer que eu só ponho fotos de mergulho... assim ralhava com os dois!!
Que cor do mar tão linda. E ainda por cima dizem que é quentinha. Tenho que ir lá ver!
quentinha, mas dizem que não está lá muito boa para banhos, não se sabe bem porquê... com tanta actividade vulcânica, também não é de admirar que, por vezes e durante um determinado período de tempo, os níveis de alguns elementos quimícos aumentem na água e a tornem menos própria para a utilização balnear.
O que é estranho, porque esta é uma das praias balneares mais afamadas de São Miguel. Eventualmente sê-lo-á apenas pela temperatura da água?
Também me parece que podias mostrar uns peixes de São Miguel. Já conhecemos os das Flores e os da Terceira. E servia para variar dos de Sesimbra.
Até é estranho não haver peixes de Sesimbra esta semana. Com um tempo tão bom faltaste ao mergulho Garina do Mar?
tenho a impressão que houve problemas técnicos...
É... falta de tempo...
Enviar um comentário