28 agosto 2006

A Terceira de novo!

Desta vez é mesmo só porque tu me pediste nautilus! Angra do Heroísmo até é uma terrinha engraçada... até é património mundial e tudo! mas deve ser por estar nos Açores porque as ruas de Angra são iguaizinhas às da zona histórica de Braga, ou de Guimarães, ou de Ponte de Lima e se calhar até de mais terrinhas engraçadas aqui do "continente"! Mas Angra para mim não é os Açores!
Os Açores são aquelas coisas que tu dizes sobre o Faial e o Pico, ou sobre São Miguel... são os campos verdes bordejados de hortenses azuis e criptomérias, ou as rochas pretas, ou as cascatas, que entram pelo mar dentro! são as caldeiras e as lagoas! são as nuvens e as brumas que encobrem e descobrem a paisagem... são aquele mar azul e transparente cheio de peixinhos! são os golfinhos e as baleias e as mantas que ainda não vi por lá! até são as casas mas aquelas casas de pedra mais ou menos escuras...
e não são as vilas e cidades! por muito bonitinhas que sejam e bem localizadas que estejam!!

31 comentários:

Nautilus disse...

Não custou nada pois não? Eu também prefiro os campos e o mar e as rochas, mas Angra É Património da Humanidade!

Anónimo disse...

real regta de canoas:
rosario-belem
seguida de desfile das canoas:
5 de outubro de 2006

tmgamito disse...

oh s.o.s. agora usas o milhas náuticas pra fazer publicidade? mas é capaz de ser giro... o laurus e o nautilus devem querer ir... o laurus porque é 5 de Outubro e o nautilus pelas canoas!!! eu cá queria ir mas era num barquinho de borracha para andar lá pelo meio a tirar fotos...

Anónimo disse...

o descaramentoee incomensuravel, quero dizer o meu quando se trata de canoas!
mas o barquinho taa garantido, completamente.
haa um semi rigido aa seeria para a garina do mar!

Anónimo disse...

esquecia-me... vai o Senhor D. Duarte tambem a acompanhar numa fragata para dar os premios em Belem.

tmgamito disse...

essa é mesmo a parte que menos me interessa... o senhor ainda tem que marear muito até chegar aos calcanhares do D. Luiz e do D. Carlos! espero que ao menos seja numa fragata do Tejo! e obrigada pelo semi-rígido!

Anónimo disse...

a noticia do D. Duarte era para os teus colegas de blog...e para outros porque se trata do renascer da real regat de canoas que tinha lugar a 4 de outubro todos os anos ate naao haver mais haa noventa e seis anos... claro
que ee uma fragata do Tejo!

tmgamito disse...

pois.. bem que estava a estranhar essa do 5 de Outubro! pelos vistos é coincidência... mas olha que para o nautilus, que eu saiba, essa notícia também não interessa!!!

Laurus nobilis disse...

se estiver em Lisboa, lá estarei. Acho óptimo fazer renascer a real regata de canoas, sobretudo a 5 de Outubro. Sempre pensei que se deveria comemorar condignamente, a celebração do Tratado de Zamora, a 5 de Outubro de 1143

Anónimo disse...

sem mais o dia da independencia da Paatria!
bem-haja

tmgamito disse...

o que é um bom exemplo da submissão aos leoneses/castelhanos... cá pra mim Portugal fica independente quando o Afonso Henriques o decidiu, ou seja em 1139!, não é quando o Afonso VII aceita (mais ou menos) que isso seja assim...

Anónimo disse...

e entaao naao ee que tens razaao que nem punhos!!!
razaao que nem punhos!!!!

tmgamito disse...

não percebo o que é isso dos punhos MAS É CLARO QUE TENHO RAZÃO!

Anónimo disse...

punhos ee uma parte do corpo humano que liga os bracinhos aas maozinhas e quando se tem razao a gente sente forcca neles...

tmgamito disse...

aaahhh.. pensava que o que liga os bracinhos às mãozinhas eram os pulsos... e que os punhos são a mão cerrada que serve para dar murros em mesas e pessoas etc... e que são também o símbolo aí de uns fulanos que não querem saber do Afonso Henriques para nada

Nautilus disse...

Bem! se ainda for a tempo! também me parece um bom programa participar na regata. E já que falamos de descaramento aproveito para descaradamente me pendurar numa canoa. Desde que não tenha de fazer companhia ao tal senhor que vai de fragata!

Laurus nobilis disse...

porquê? é bem simpático! já agora... 1143 é a evolução lógica de 1139 ou seja, é o reconhecimento internacional da independência de Portugal

tmgamito disse...

o reconhecimento internacional é o do primo do território ao lado que por acaso era leão e castela? que andou a fazer de conta que reconhecia Portugal como Nação independente? porque o do Papa foi só uns anos largos depois... Pra isso mais vale que seja mesmo o reconhecimento dos Portugueses que decidiram que queriam ser independentes e que o rei fosse o Afonso Henriques

Laurus nobilis disse...

sabes, os senhores aqui ao lado dominaram toda a Penísula Ibérica excepto Portugal. Antes do Papa reconhecer, convinha pacificar as lutas com estes tipos

Nautilus disse...

Não tenho nada contra o senhor. Mas também nenhum interesse em especial em conhecê-lo! E sobretudo não deixem a Garina do mar aproximar-se dele! Ainda lhe resolve perguntar a que propósito é que ele quer ser rei!
E parece-me que concordo com a Garina e o s.o.s.. A vontade de um Povo vale mais que a opinião dos vizinhos. Não foi essa vontade que levou os Portugueses a darem novos mundos ao Mundo?

Nautilus disse...

Dominaram toda a Península Ibérica excepto Portugal? acho que não. Uma grande parte estava dominada pelos árabes! E não sendo especialista nestas coisas, quando veio o reconhecimento papal ainda andavam muitos árabes por aí! E também não era essa a opinião do Afonso Henriques porque me parece que estava mais preocupado com o reconhecimento do Papa do que com a pacificação. Essa não lhe interessava mesmo!

tmgamito disse...

afinal Angra do Heroísmo é mesmo muita importante!!! Tá a bater o record dos comentários! Pena é que não tenham nada a ver... ainda se fossem no texto a seguir!
E o nautilus tem razão ihihih... está claro que vou perguntar ao senhor qual é a ideia dele... até que gostava de saber porque é que ele acha que pode mandar aqui na nossa terrinha. Quem sabe... pode ser que me convença... se é assim tão simpático!!

Anónimo disse...

e ... tenho anatomia toda trocada ... vou amanhã ao hospital da universidade...ou estava trocada na minha cabeça ou ofereço o esqueleto, tendões e tudo para a ciência!

Anónimo disse...

vejamos: em 1139 ficámos independentes e celebramos no fim de ter destruído a vontade do adversário em 1143.
o primo leonês do nosso Afonso era muita estúpido. Levou quatro anos a pensar e a levar pancada até aprender.
Em 5 de outubro de 1143 celebramos esse tempo e a vitória última sobre o primo.
ou seja este ano: oitocentos e sessenta e sete de Portugal.
venha ás canoas. A Garina do Mar vai perguntar-lhe até de longe.
Mas o que é preciso é salvar as canoas e juntá-las. Suponho que vai ser interessante ver cinquenta canoas de vela erguida!
A Sailor Girl vai ser convidada para ser o Comodoro!

tmgamito disse...

a sailor girl vai conduzir o "meu" semi-rígido! vou tirar umas fotos muita fixes! quer dizer, se conseguir que ela não ande a abrir por ali fora que é mesmo o qu'ela gosta!

Anónimo disse...

eu sou de facto é anarquista constitucional e hereditário!

aquilo dos punhos deixou-me com a antomia em polvorosa!

agora vejam bem quem é que ia a uma regata de canoas e com isso se pudesse arranjar patrocinios este ano e por mais cinco?

eu faço chegar coisas sobre canoas, regulamentos(cópia do de 1854) e etc... venham dar alegria a esta recuperaçõa de canoas, varinos e fragatas.
especialmente venham nas canoas!

Anónimo disse...

feito o semi-rigido é vosso! levas as máquinas de tirar fotografias debaixo de água! e filmes ou digital com o equivalente auma asa muita alta!
se não sairem sem tremuras dizes que é...com efeitos especiais

tmgamito disse...

não era a primeira vez que fazia isso... então debaixo de água quantas fotos ficam que não se percebe nada... aquela que está com a história das sereias é uma dessas!!!

Anónimo disse...

maravilha!!mesmo, Garina do Mar

Laurus nobilis disse...

claro que eles dominaram toda a Península centenas de anos depois destes acontecimentos. Só queria dizer é que foi inteligente por parte do nosso Afonso pacificar as coisas com o primo em 1143. Os catalães, por exemplo, ainda hoje nos admiram por termos sido a única nação que se libertou do jugo dos leoneses / castelhanos, coisa que eles não conseguiram.

tmgamito disse...

o primo só deixou que ele fosse rei porque era imperador... continuava a mandar!!!! de resto essas pacificações eram recorrentes e rapidamente quebradas.. era conforme dava jeito!
mas por estas coisas todas não percebo porque é que a indepêndencia de Portugal é em 1143... porque em Leão chamam rei ao Afonso I? tenho que perguntar à minha consultora em matérias de História de Portugal