21 agosto 2006

(aqui vêm-se as duas ocupações, uma casa de antes e outra de depois da passagem do Decimo Junior, e nota-se uma camada mais escura no terreno que deverá corresponder à altura do incêndio)
Mas o que ficou é um bom testemunho de uma época. Os trabalhos arqueológicos efectuados, primeiro em 1906/07, por Rocha Peixoto, depois retomados, em 1980, pelo Prof. Dr. Armando C. F. da Silva e agora continuados pelo Dr. José Flores, conseguem registar como era a ocupação do nosso território entre o séc. IX aC e os séc. III/IV dC, como viviam as pessoas e de que viviam.
Ou seja, visite a Cividade de Terroso. De preferência marcando uma visita com o Dr. José Flores no Museu Municipal da Póvoa de Varzim. Não só pelo conhecimento que tem do local, mas sobretudo pelo entusiasmo e pela simpatia com que nos “traduz” o que estamos a ver. E que faz com que nós, os leigos das matérias da História e da Arqueologia (ainda por cima mais habitantes do mar que da terra!), fiquemos com uma imensa curiosidade sobre o que era a nossa terra há uns séculos atrás.

Sem comentários: