Eu ia fazer um roteiro sobre como visitar esta zona, mas os Meninos anteciparam-se. Porque aqui há muito para se ver. Não é só a fraga da Pena. E convém explicar onde é! Se Domingo tiver tempo ponho mais umas explicações, mas senão acho bem que expliquem aos nossos "leitores" como é que se chega aqui. Para já fica a informação que a Fraga da Pena é na Paisagem Protegida da serra do Açor, no conselho de Arganil, perto de Coja.
Esta Paisagem Protegida é muito pouco conhecida mas francamente bonita. Para além das inúmeras cascatas da Barroca das Degraínhas, onde se destaca a queda de 20 m da fraga da Pena, vale a pena visitar também a mata da Margaraça, uma das poucas zonas que sobreviveram à febre de plantação de resinosas. A floresta predominante é de carvalho-alvarinho e castanheiro, encontando-se também medronheiro, folhado, azereiro, cerejeira-brava, aveleira e loureiro (laurus nobilis!). E áreas enormes cobertas de musgos, líquenes, fungos, fetos e espécies ornamentais raras. É também uma das áreas onde vive o Morcego-de-ferradura-pequeno, um endemismo ibérico. Na mata há um centro de informação com um pequeno núcleo museológico de actividades tradicionais, e um percurso relativamente fácil.
4 comentários:
Eu ia fazer um roteiro sobre como visitar esta zona, mas os Meninos anteciparam-se. Porque aqui há muito para se ver. Não é só a fraga da Pena.
E convém explicar onde é!
Se Domingo tiver tempo ponho mais umas explicações, mas senão acho bem que expliquem aos nossos "leitores" como é que se chega aqui. Para já fica a informação que a Fraga da Pena é na Paisagem Protegida da serra do Açor, no conselho de Arganil, perto de Coja.
Esta Paisagem Protegida é muito pouco conhecida mas francamente bonita.
Para além das inúmeras cascatas da Barroca das Degraínhas, onde se destaca a queda de 20 m da fraga da Pena, vale a pena visitar também a mata da Margaraça, uma das poucas zonas que sobreviveram à febre de plantação de resinosas. A floresta predominante é de carvalho-alvarinho e castanheiro, encontando-se também medronheiro, folhado, azereiro, cerejeira-brava, aveleira e loureiro (laurus nobilis!). E áreas enormes cobertas de musgos, líquenes, fungos, fetos e espécies ornamentais raras.
É também uma das áreas onde vive o Morcego-de-ferradura-pequeno, um endemismo ibérico.
Na mata há um centro de informação com um pequeno núcleo museológico de actividades tradicionais, e um percurso relativamente fácil.
vindo do Piodão em direcção a Arganil, tomar a direcção da aldeia da Benfeita: a Fraga da Pena está sinalizada
Isso para quem vier do Piodão, claro.
Para quem vier de Coimbra, tomar a direcção de Arganil (IP3), depois Coja e a partir daí está sinalizado.
Enviar um comentário