"Em português, como se sabe, a palavra schooner encontra-se conotada com quatro tipos de armação distintas, consoante outras tantas variantes maiores registadas ao nível dos respectivos aparelhos: escuna (topsail schooner), lugre-escuna (three, four,… -masted topsail schooner), lugre (three, four,… -masted schooner ou three, four,… fore and aft schooner) e palhabote (schooner).
as escunas são lindas!!! quando for grande hei-de ter uma...
mas esses nomes todos aplicam-se quando envergam velas quadrangulares ou redondas... com os triângulos não sei qual é!! ainda pensei que fosse pelo tamanho relativo dos mastros..
O nosso (?) lugre é uma escuna. Tem sido tema de conversa com o AVERNAVIOS. As escunas são os barquinhos MAIS binitos que existem. Há-de reparar que, na escola e se fazia com eu ( desenhava muitos barcos) fazia os barquinhos como as escunas de 2 mastros. O de Mezena semprre maior. Não era??
eu desenhar muitos barcos desenhava... mas tinha a influência dos barcos que via na praia e eram sobretudo "Fire ball" e "Flying dutchman"... ou dos que via no porto e eram assim pro grandinho e com "mastros" dos outros!! (dos da carga) nessa altura desenhei um lindíssimo Camões a salvar os Lusíadas, em que o navio que se via a afundar tinha dois belíssimos "paus de carga" ;)
nós ou o Camões? aqui era ainda costa de Itália... só de madrugada é que passámos Monte Carlo... quanto ao Camões não se via costa... só o mar e um navio a afundar e ele mais os Lusíadas!!
Gostar, gostar, gostar, eu é mais chanfana. Mas uma boa chanfana a 10 milhas da costa mais próxima, parafraseando o Coy, ia, mas ia com gosto, ai isso ia. Na falta, umas bejecas a bordo do NVV Veronique, atracado ao pontão de Saint Jacint sur Mer e balanceado com a lancha da carreira e com o cacilheiro para o Forte, acompanhado com umas sandochas de queijo da serra e umas leituras do Preverte ou Onésimo, um luxo dirão, um luxo, confirmo. Escunas? há lá embarcação mais esbelta no Universo, quiçá mesmo na Ria de Aveiro, que o NVV Veronique?
Linda escuna. Vamos lá a pôr um ponto na situação. As traduções do inglês para português nem sempre correspondem . Os ingleses em terminologia são muito mais práticos. Allan Viliers diz em tadução livre a escuna "Argus". Este navio não é e nunca foi uma escuna. É um lugre de quatro mastros. Isto faz-me lembrar os meus tempos do liceu. Quando não sabiamos, diziamos "THAT" lava tudo;):) Queiram ter o trabalho de irem ao início do "noseomar" e ver os tipos de navios à vela e as suas denominações consuante o aparelho que envergavam. Abraços. ;):);):)
14 comentários:
Staysail schooner, sem equivalente em português.
"Em português, como se sabe, a palavra schooner encontra-se conotada com quatro tipos de armação distintas, consoante outras tantas variantes maiores registadas ao nível dos respectivos aparelhos: escuna (topsail schooner), lugre-escuna (three, four,… -masted topsail schooner), lugre (three, four,… -masted schooner ou three, four,… fore and aft schooner) e palhabote (schooner).
As escunas também são um tipo de navio que eu gosto bastante. São extemamente elegantes a navegar. Bonitos tons de azul!!
as escunas são lindas!!! quando for grande hei-de ter uma...
mas esses nomes todos aplicam-se quando envergam velas quadrangulares ou redondas... com os triângulos não sei qual é!!
ainda pensei que fosse pelo tamanho relativo dos mastros..
O nosso (?) lugre é uma escuna. Tem sido tema de conversa com o AVERNAVIOS.
As escunas são os barquinhos MAIS binitos que existem. Há-de reparar que, na escola e se fazia com eu ( desenhava muitos barcos) fazia os barquinhos como as escunas de 2 mastros. O de Mezena semprre maior.
Não era??
eu desenhar muitos barcos desenhava... mas tinha a influência dos barcos que via na praia e eram sobretudo "Fire ball" e "Flying dutchman"... ou dos que via no porto e eram assim pro grandinho e com "mastros" dos outros!! (dos da carga)
nessa altura desenhei um lindíssimo Camões a salvar os Lusíadas, em que o navio que se via a afundar tinha dois belíssimos "paus de carga"
;)
bOA!!!!
Um Camões tecno!
tecno, tecno não será...
talvez apareça como ilustração do próximo 10 de Junho ;)
E estavam ao largo de que costa?
nós ou o Camões?
aqui era ainda costa de Itália... só de madrugada é que passámos Monte Carlo...
quanto ao Camões não se via costa... só o mar e um navio a afundar e ele mais os Lusíadas!!
Gostar, gostar, gostar, eu é mais chanfana.
Mas uma boa chanfana a 10 milhas da costa mais próxima, parafraseando o Coy, ia, mas ia com gosto, ai isso ia.
Na falta, umas bejecas a bordo do NVV Veronique, atracado ao pontão de Saint Jacint sur Mer e balanceado com a lancha da carreira e com o cacilheiro para o Forte, acompanhado com umas sandochas de queijo da serra e umas leituras do Preverte ou Onésimo, um luxo dirão, um luxo, confirmo.
Escunas? há lá embarcação mais esbelta no Universo, quiçá mesmo na Ria de Aveiro, que o NVV Veronique?
sandochas? que coisa tão reles...
e tens que concordar que o Véronique com mais um mastrinho só tinha a ganhar ;)
Um mastro no Veronique, Já!!!
e não é qualquer mastro!!! tem que ser um maior que o actual! até pra ver se o "petroleiro" anda mais alguma coisa...
Linda escuna.
Vamos lá a pôr um ponto na situação.
As traduções do inglês para português nem sempre correspondem . Os ingleses em terminologia são muito mais práticos.
Allan Viliers diz em tadução livre a escuna "Argus". Este navio não é e nunca foi uma escuna. É um lugre de quatro mastros.
Isto faz-me lembrar os meus tempos do liceu. Quando não sabiamos, diziamos "THAT" lava tudo;):)
Queiram ter o trabalho de irem ao início do "noseomar" e ver os tipos de navios à vela e as suas denominações consuante o aparelho que envergavam.
Abraços.
;):);):)
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