Obrigada pela beleza desta fotografia de um barco da arte de xávega. Ainda há Mira, Vagueira e Torreira. Não é nada como dantes. Em ver de ser com juntas de bois é com tratores. Como este está com a proa para terra, portanto a chegar de um lanço, lembrei-me de pôr um no meu sítio a ir para o mar. Ideias puxam ideias.
que fotografia linda!! na Caparica ainda se vêm barcos a sair para o mar, mas não são tão bonitos com estes..
tenho uma de um barco de xávega, a sair para o mar, que tirei há mais de 15 anos, ou na Vagueira ou na Tocha.. até já a usei numa apresentação! e tenho outra muito linda mas não digo que é surpresa... talvez para a semana as ponha!!
As fotos que o Bolha, à época ainda Hortas de sua graça, tirava na Praia de Mira eram fantabulasticas, sobretudo quando aprendeu a fazer bordos em vaurien na imensidão das aguas de Mira, uns extensos 900 m de comprido por 150 de largo e aguas doces. Lembro-me de uma, em particular, curiosamente em contra luz, com a Micas no trampolim de saltos envergando um fato de banho de gola alta. Bons tempos esses em que se fotografava em pelicula e se comiam caranguejos pilados e se faziam bordos na barrinha.
Laurus Nobilis: Bem, isto do barco do mar dá tema para muitas coisa. Obrigado por me recomendar o site. É muito interessante, com todas as explicações, descrições do aparelho de pesca, etc...etc... Por acaso, ontem tb o descobri. Há mais, muito interessantes, porém é preciso tempo e paciência para andar a "navegar", sentado à "secretária":), para os descobrir. Tenho um filme em VHS feito por mim na Vagueira quando a minha filha tinha 4 anitos, portanto vão lá quase 22 anos. Deu-me uma boa ideia. Passá-lo para DVD,com uma música de fundo ficará um "luxo". Tb tenho uma aguarela fantástica do barco do mar a entrar na água, feita e oferecida pela minha cunhada. Como está na parede não vou estragar a moldura para a colocar aqui. Obrigado pela sugestão. Já agora vou colocar no meu sítio outra fotografia do barco do mar, ou de meia lua, mais antiga mas semelhante, à de ontem. Se fôr aos "Amigos da Ria e do Barco Moliceiro" encontrará imagens lindas.
Ainda bem que gostou. Muito obrigado pelo convite; gostava imenso de ver os registos que têm mas, facebook não está no meu horizonte... Apareça. Até breve.
16 comentários:
Obrigada pela beleza desta fotografia de um barco da arte de xávega.
Ainda há Mira, Vagueira e Torreira.
Não é nada como dantes. Em ver de ser com juntas de bois é com tratores.
Como este está com a proa para terra, portanto a chegar de um lanço, lembrei-me de pôr um no meu sítio a ir para o mar.
Ideias puxam ideias.
Caro a ver Navios, é sempre um prazer!
que fotografia linda!!
na Caparica ainda se vêm barcos a sair para o mar, mas não são tão bonitos com estes..
tenho uma de um barco de xávega, a sair para o mar, que tirei há mais de 15 anos, ou na Vagueira ou na Tocha..
até já a usei numa apresentação! e tenho outra muito linda mas não digo que é surpresa... talvez para a semana as ponha!!
Tenho umas fotos da arte xávega em Mira que tirei nos anos 70, mas nao tão expressiva como esta
ainda não tinhas tirado o curso da CEE?
ou faltava-te a cadeira de "fotografar barcos que saem da praia"?
Em 1966 a CEE deveria ser para aí a Holanda a Belgica e o Luxemburgo, não queriam saber de fotografias :)
isso era o Benelux...
os barcos por lá eram diferentes!!
As fotos que o Bolha, à época ainda Hortas de sua graça, tirava na Praia de Mira eram fantabulasticas, sobretudo quando aprendeu a fazer bordos em vaurien na imensidão das aguas de Mira, uns extensos 900 m de comprido por 150 de largo e aguas doces.
Lembro-me de uma, em particular, curiosamente em contra luz, com a Micas no trampolim de saltos envergando um fato de banho de gola alta.
Bons tempos esses em que se fotografava em pelicula e se comiam caranguejos pilados e se faziam bordos na barrinha.
Laurus Nobilis:
Bem, isto do barco do mar dá tema para muitas coisa.
Obrigado por me recomendar o site. É muito interessante, com todas as explicações, descrições do aparelho de pesca, etc...etc...
Por acaso, ontem tb o descobri.
Há mais, muito interessantes, porém é preciso tempo e paciência para andar a "navegar", sentado à "secretária":), para os descobrir.
Tenho um filme em VHS feito por mim na Vagueira quando a minha filha tinha 4 anitos, portanto vão lá quase 22 anos. Deu-me uma boa ideia. Passá-lo para DVD,com uma música de fundo ficará um "luxo".
Tb tenho uma aguarela fantástica do barco do mar a entrar na água, feita e oferecida pela minha cunhada. Como está na parede não vou estragar a moldura para a colocar aqui.
Obrigado pela sugestão.
Já agora vou colocar no meu sítio outra fotografia do barco do mar, ou de meia lua, mais antiga mas semelhante, à de ontem.
Se fôr aos "Amigos da Ria e do Barco Moliceiro" encontrará imagens lindas.
ou seja, os "contra-luzes" são anteriores ao curso? se calhar até foi para aperfeiçoar o tema que o Eugénio o foi fazer... está bem!!
o Vaurien era na barrinha? é um bom sítio, aí não se podiam virar... ou o mastro tocava na areia ou vinham as velas cheias de lodo!!
A Ver Navios... pode fotografar a aguarela... e depois publica a fotografia?
Enganas-te Garina, exactamente a virar foi o meu 1º de de aulas num vaurien, dizia o meu prof que era para perder de vez o medo de virar
os vauriens são simpáticos a virar!! ficam cheios de água e primeiro que endireitem é uma trabalheira!!
estou a referir-me aos vauriens de madeira claro, os de plástico até têm caixas de ar mas penso que na época ainda não existiam ;)
claro, o "meu" vaurien era de madeira, não havia caixas de ar nenhumas, era mesmo uma trabalheira
Excelente documento histórico! Convido-os a aderir À comunidade da Costa da Caparica onde temos partilhado fotos tão ou mais antigas que essa
http://www.facebook.com/home.php#!/groups/21137426058/
Ainda bem que gostou. Muito obrigado pelo convite; gostava imenso de ver os registos que têm mas, facebook não está no meu horizonte... Apareça. Até breve.
Enviar um comentário