10 dezembro 2006

também estive na ponta do Arnel...

não percebo é porque é que fizeram o farol lá tão em baixo... assim não admira que quem vem de barco veja primeiro as luzes da ilha e só depois a do farol!
é certo que na altura em que foi construído não deveria haver muitas luzes por aqui...

10 comentários:

joao madail veiga disse...

Avistei-o pela amura de estibordo, era eu que estava de quarto, pelas 2315, como previsto.
É verdade que primeiro vi as luzes da Ilha, mais altas e mais a Norte, mas o Arnel lá estava, no fim da travessia desde o Continente

tmgamito disse...

há uma história sobre o farol do Arnel... mas está no livro que um dia destes!?! hei-de editar... por isso não conto! quando publicar o livro aviso!!

Laurus nobilis disse...

se os antigos se o puseram lá, é porque faz sentido, mesmo que esteja mais baixo do que as luzes da ilha; realmente, deve ser uma sensação estranha e boa avistar terra depois de tanto mar... mas ainda melhor, deve ser quando essa terra é sinalizada por um farol em plena noite!

Nautilus disse...

Segundo informação da CM de Nordeste, a ponta do Arnel "foi a zona que os descobridores e os povoadores escolheram para penetrarem na ilha e fixar na antiga Lomba de Salvador Afonso, mais tarde vila do Nordeste desde 1514. Junto ao mar constrói-se um pequeno cais por ordem do rei D. João III. (...) que durante séculos foi a única porta de entrada a quebrar o isolamento de séculos a que os nordestenses puderam aspirar. Conhecidas as dificuldades de navegação e sabida a importância estratégica da Ponta do Arnel na navegação, impunha-se também a construção de um farol."

http://www.cmnordeste.pt/noticias.asp?accao=mostra_noticia&id=191

Anónimo disse...

MISS GARINA, AVISA DEPRESSA, QUE É PARA EU POR NO ATLÂNTICO AZUL!!!!!!

Laurus nobilis disse...

Sim... mas a primeira colónia na ilha foi Povoação.

Nautilus disse...

O Presidente da Câmara de Nordeste (cujas palavras citei) não diz que Nordeste foi a primeira, só que por aqui era uma das zonas por onde se entrava, o que é natural já que vindo do continente é a costa que se vê.
Mas o facto de o farol estar associado a isso explicará a sua localização e a razão de ter sido o primeiro a ser construído.

Anónimo disse...

Gosto bem de ver este entusiasmo e curiosidade pelos Açores, pelas ilhas, pelos faróis, etc...
:)))

tmgamito disse...

o que é que tu queres pôr no Atlântico azul sailor girl para estares com essa gritaria toda?

quanto ao entusiasmo sara já tínhamos dito... tudo o que tem que ver com o mar! e com a terra... sobretudo se for bonito!

Laurus nobilis disse...

olá sara! gosto de a ver por aqui...