12 dezembro 2006

"Estratégia" Nacional para o Mar

"a caminho do Oceano" (foto da Garina do Mar)
Foi hoje publicada a Resolução de Conselho de Ministros nº 163/2006 que aprova a "Estratégia Nacional para o Mar".
E que tal como já suspeitávamos apenas difere em questões de pormenor do documento que esteve em consulta pública. Ou seja, uma declaração de boas intenções (já não é mau serem boas as intenções), o que fica claro no texto que antecede a listagem de acções estratégicas e respectivas medidas:
"Estas medidas, bem como outras que venham a ser consideradas relevantes, serão alvo de planos de acção específicos, nos quais serão definidos os principais intervenientes e o seu papel, os meios financeiros a mobilizar e a sua origem, bem como os indicadores de avaliação a utilizar. Estes planos de acção serão desenvolvidos pelas respectivas tutelas e dinamizados pela comissão interministerial para os assuntos do mar."
Ou seja está TUDO POR FAZER.
Um exercício interessante para os próximos tempos será analisar o orçamento de Estado e ver quantas destas acções e medidas foram contempladas nos orçamentos dos vários ministérios.
Irei dando notícias.

13 comentários:

tmgamito disse...

ganhaste!!! estavas à espera que "abrisse" a casa da moeda? é que aí às 8 e meia tinha estado a ver o site e ainda não estava lá nada..
nem nos jornais on line está ainda a notícia! mas estive a ler.. e tens razão, lá pras calendas gregas temos estratégia!!

tmgamito disse...

gostei do "nome" que deste à foto!!

Anónimo disse...

Inserido no Blog das Causas.
Obrigado à garina do mar

tmgamito disse...

não sei se vale muito a pena divulgar... ainda se isto tivesse consequências mas nem a pseudo estratégia nem o que possamos dizer serve para nada!!

Anónimo disse...

Com essa atitude, é que não vamos mesmo a lado nenhum.

tmgamito disse...

e julgas que vais a algum lado? mais vale esperares sentadinha... este documento é um retrocesso em relação ao anterior!!!

tmgamito disse...

Resposta ao comentário que a sailor girl que não sabe o que anda a dizer colocou no Blogue das Causas quando sabe que os blogues "beta" não estão a dar acesso a quem não tem um blog desse tipo:

"ao contrário do que a menina diz aqui, os subscritores do Milhas Náuticas comentaram o texto da "estratégia", comentários esses que os senhores que a fizeram acharam que era melhor não publicarem!! além de que como a menina sabe muito bem a abaixo assinada ofereceu-se várias vezes para ajudar a EMAM graciosamente o que os senhores não aceitaram! e sabe também que na única sessão pública que os senhores fizeram a abaixo assinada interviu e comentou e a menina estava lá e não abriu a boca!!! estava com medo de quê?

e é inadmissível que um governo que até sabe o que é uma estratégia porque publicou a ENDS, ande a enganar as pessoas a dizer que isto é uma estratégia quando NÃO É COISA NENHUMA ATÉ ESTAREM PREPARADAS PARA EXECUÇÃO AQUELAS ACÇÕES TODAS QUE ELES DIZEM QUE VÃO FAZER SABE-SE LA´QUANDO!"

logo que tenha acesso hei-de colocá-lo lá!

Laurus nobilis disse...

Como tinhamos previsto em Novembro, este documento não difere muito anterior; o que vale é que, por aqui, ainda estamos todos lúcidos quanto as estas "estratégias"...

Nautilus disse...

Não te zangues Miúda. Não percas tempo com comentários menores. Daqui a uns tempos veremos quem tem razão.

E já agora obrigado ao MCH por ter colocado o post no seu blog. Tentei agradecer-lhe lá mas também não tive acesso.

Laurus nobilis disse...

mas de qual atitude é que fala? da nossa, ou da que deveria presidir à elaboração de documentos deste tipo? francamente! daqui, também os meus cumprimentos ao MCH.

Laurus nobilis disse...

já agora... linda fotografia!

tmgamito disse...

estava a ver que ninguém dizia nada!!! e afinal é a única coisa importante no meio disto tudo... é que temos um país lindo!!

Nautilus disse...

Se a fotografia não fosse bonita e sugestiva não a teria posto. Obviamente.