08 junho 2007

Os tubarões baleia

O tubarão baleia (Rhincodon typus) é uma espécie considerada como Vulnerável na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN/IUCN). É por isso uma espécie a lembrar no Dia Mundial dos Oceanos.

Alimenta-se de zooplâncton, krill (pequenos camarões), medusas e pequenos peixes, que são filtrados através de longas guelras em forma de pente, enquanto "navega", ou pode colocar-se verticalmente na água, alimentando-se por sucção.

Vive em águas costeiras tropicais, de 21 a 25º C (ver esquema da Ecocean) e é espécie protegida em países como a África do Sul, Austrália, EUA, Filipinas, Honduras, India, Maldivas, México e Tailandia (está-se a tentar aumentar a sua protecção)

É o maior peixe (conhecido), com comprimentos que normalmente andam entre os 5 e os 10 m mas que podem ir até aos 20 m.

O seu dorso tem um padrão de pintas e riscas claras sobre uma superfície escura que serve de camuflagem (como a concha do Nautilus), mas que também permite a sua identificação (uma espécie de impressão digital).

Existe já uma base de dados dos tubarões baleia (http://www.whaleshark.org/) que os identifica com base em fotografias da zona entre as guelras e a barbatana lateral do lado direito (dos 7 que fotografei no Tofo, um já tinha sido avistado naquela zona o ano passado e dois nunca tinham sido identificados! SÃO MEUS!!!!).

No site da Universidade dos Açores existe um texto bastante interessante sobre estes "Tubarões Gigantes".

11 comentários:

LisbonGirl disse...

É bonitão e ficou muito bem nas fotografias! Posso assumir que é pacífico?...

garina do mar disse...

bonitão(ões) ou bonitona(s)!!! as fotos correspondem a 4 "bichinhos" diferentes e eu não faço a mínima ideia se são "eles" ou "elas"...

e são completamente pacíficos, a única coisa que convém é não nos aproximarmos demais não vá um deles resolver "abanar" a cauda!!!

Laurus nobilis disse...

Sem grandes comentários... absolutamente fantástico!!!

É urgente que Moçambique também faça parte dos países que assumem internacionalmente a protecção destes "Reis" dos mares!

Laurus nobilis disse...

e já agora, parabéns pelos dois que foram vistos pela primeira vez! é o que se chama estar no sítio certo, à hora certa!

garina do mar disse...

é mais o caso de naquela zona a "história" dos tubarões baleia ainda estar pouco divulgada...
por acaso no Diversity Scuba explicaram o que é que estava a ser feito para a base de dados e eu pude contribuir!!

mas obviamente que todos os países deviam proteger os tubarões baleia! e os locais onde eles são "visitados"

Nautilus disse...

Bem interessante a tua "história" dos tubarões baleia. E as fotografias demonstram bem como são extraordinários estes "peixinhos".
Assinava de bom grado uma petição para os proteger. Sabes se há alguma coisa com essa intenção?

morgane the fairy disse...

Que padrões lindíssimos! Dizes tu que são diferentes de tubarão para tubarão?
E é fascinante a hipótese de ficares a saber se alguém viu um dos "teus" tubarões.

Vocês estão-me a dar muito trabalho! Fico uns dias sem vos "visitar" e encontro imensas coisas lindíssimas para ver e comentar!

Anónimo disse...

Parabéns Garina! Para além de serem imponentes, deve ser um encontro de grande emoção. Como será nadar ao lado destes "monstros marinhos"? Bem gostava de lá ter estado...

Migas&Raka disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nautilus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Migas&Raka disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.