Junto à ribeira da Toutalga, perto de Safara, localizava-se o monte da Coroada, junto do qual (no lado esquerdo da foto) está a antiga Ermida da Coroada, agora completamente abandonada.
A ermida pertencia à antiga freguesia da Coroada, suprimida em 1851, sendo o orago, desta freguesia e igreja, Nossa Senhora das Neves. A ermida é constituída por dois corpos, o da igreja e o altar-mor.
Entrando pelo lindíssimo portal percebe-se que o interior está também em péssimo estado de conservação, sendo, no entanto, possível imaginar quão bonita deve ter sido.
No tecto da capela mor a abóbada está ainda intacta, podendo-se ver, nos remates, as pedras com as armas das ordens de Cristo, Santiago e Avis e alguns vestígios de antigas pinturas. Numa das paredes laterais da capela também existem pinturas mas não as consegui fotografar.
As estátuas do altar-mor já não existem
e o corpo da igreja está uma lástima.
No entanto, consta que nesta ermida se terá celebrado, em 1481, um casamento real no âmbito do tratado das Terçarias de Moura (não consegui confirmar).
Entre os anos 40 e 60 a ermida (ainda) teria um corpo adossado do lado esquerdo (ver aqui), que, no entanto, em meados da década de 60 já não existiria (ver aqui).
Porquê o estado de degradação?
1 comentário:
Esta, tenho de ir visitar.
Enviar um comentário