10 dezembro 2022

Homens sem coração

Interrompo aqui a sequência da minha viagem ao Faial & Pico, dado que me ofereceram este pequeno livro auto-biográfico que a Fundação Francisco Manuel dos Santos, em boa hora, decidiu editar na sua colecção «Retratos». Decidi partilhá-lo convosco, já que para além das viagens realizadas na época dos Descobrimentos, a pesca do bacalhau foi, quanto a mim, a segunda grande epopeia marítima em que os portugueses estiveram envolvidos. 

«Guilherme Piló Sales seguiu a tradição dos antepassados pescadores da Nazaré e foi pela primeira vez ao bacalhau com dezassete anos, em 1960. Seguiram-se sete campanhas como pescador à linha nos pequenos barcos dóri, nas águas tempestuosas dos Grandes Bancos da Terra Nova e da Gronelândia, na designada Faina Maior, a Epopeia do Bacalhau, um dos episódios mais esquecidos e mais notáveis da história marítima portuguesa.» 

4 comentários:

JdB disse...

Curioso. Do ponto de vista da admiração, entrego-me por (quase) igual às duas epopeias de que fala. Mas há alguma coisa em mim que se fascina mais por essa epopeia do bacalhau de que fala o seu post e o livro - e que lerei seguramente. Mistérios do pensamento de uma pessoa, já que nada me liga a essa epopeia, a não ser o apreço pelo bacalhau.

Laurus nobilis disse...

Pois... eu também comecei pelo apreço e depois "apaixonei-me" pela epopeia, sobretudo quando era feita em lugres à vela. É fascinante, embora seja uma visão de quem também nunca teve nada a ver com esta realidade e, portanto, não fez parte "daquele Portugal"; no fundo, há qualquer coisa de romântico nestas vidas, que aprecio bastante, embora a miséria e pobreza também façam parte. O que é engraçado neste livro é que é escrito por um pescador e não por um oficial. São perspectivas bastante diferentes. Abraço

garina do mar disse...

parece ser interessante este outro ponto de vista...

Nautilus disse...

Mais uma leitura para fazer.