(clique na imagem para ampliar)
O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel ou Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mua começou por ser esta pequena Ermida da Memória, construída no séc. XV,
e alcandorada sobre a bonita praia dos Lagosteiros, no local onde, segundo a tradição, a imagem milagrosa de Nossa Senhora terá sido descoberta por dois idosos, uma da Caparica e outro de Alcabideche, avisados em sonhos por Deus.
São várias as lendas, numas viram a imagem em sonhos, noutros terão visto uma luz sobre o local, noutras ainda terão visto a Senhora subir a íngreme encosta montada numa jumentinha que deixou as suas patas cravadas na rocha.
Esta (ou estas) lenda estará representada nos painéis de azulejos que cobrem as paredes interiores da ermida mas que nunca consegui ver.
Curiosa e bem bonita é a ermida, com a sua planta quadrangular, coberta por um domo pontiagudo que lhe dá um ar mourisco. Na fachada virada para terra pode ver-se uma janela com uma moldura de pedra, actualmente emparedada, ladeada por dois painéis de azulejos, muito danificados, mas onde ainda se conseguem distinguir dois peregrinos. O acesso à capela é feito pela fachada nascente, onde existe um portal cuja moldura de pedra, bastante elaborada, contrasta com a simplicidade da ermida.
Na porta, provavelmente por não se poder entrar, estavam fixados pequenas jarrinhas onde se viam ainda restos de flores.
Terei que lá voltar para ver o interior...
1 comentário:
Eis o início de uma reportagem de um sítio do qual já tenho saudades e que gosto imenso... boa!
Enviar um comentário