17 janeiro 2021

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

O santuário, situado em Lamego, tem a sua capela-mor erigida no topo do  Monte de S. Estevão, sendo um dos locais mais importantes de peregrinação católica no nosso país, tal como o Bom Jesus de Braga, por exemplo. Foi edificado no local onde existia uma pequena ermida, mandada construir pelo Bispo D. Durando em 1361, dedicada a S. Estevão..
Em 1568, o Bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha, manda demolir o antigo templo, ordenando que fosse edificada uma nova igreja dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, cuja uma imagem tinha trazido de Roma. O culto à Senhora foi-se incrementando a partir do Século XVIII, motivando a construção de uma estrutura religiosa que pudesse responder de uma forma mais grandiosa e eficaz às crescentes enchentes de fiéis que procuravam a sua protecção.  
Para a construção do novo santuário, podem considerar-se três períodos determinantes: de 1750 a 1778 para a edificação da nova igreja, de 1778 a 1868 para a construção da imponente escadaria e, de 1868 a 1905, para a reconstituição da sacristia e para a construção das torres laterais.
Acredita-se que a autoria do projecto esteve a cargo de Nicolau Nasoni, embora existam várias teorias sobre a matéria. Um facto, é que estamos perante uma edificação imponente que, sem dúvida, é um legado marcante da história do barroco em Portugal

2 comentários:

garina do mar disse...

passei muitas vezes por Lamego, mas só entrei uma vez e nunca vi este santuário embora já tenha ouvido falar dele muitas vezes!!! fica agendado para uma próxima passagem...
(é verdade que o Bom Jesus também só vi quando tinha uns 11 ou 12 anos...)

Nautilus disse...

Também não conheço. Mas também não sou muito fã deste estilo.