26 janeiro 2021

A Ermida do Restelo

Conhecida nos bairros lisboetas do Restelo e Belém como “a Capelinha”, este templo manuelino foi erguido no início do século XVI, mais precisamente em 1514. O projecto está atribuído ao mestre Diogo de Boitaca e a construção ao mestre Rodrigo Afonso. Construída numa elevação dentro da Cerca dos monges do Mosteiro de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos), a Ermida de São Jerónimo é muito sóbria. 

A porta principal é de reduzida dimensão e a decoração é bastante simples - um escudo real, encimado pela coroa, ladeada por duas esferas armilares, símbolos do reinado de D. Manuel I; está virada a ocidente, proporcionando uma vista lindíssima sobre o horizonte, o que sugere que também pudesse desempenhar funções extra-litúrgicas de vigia da entrada da barra do Tejo, em complemento da Torre de Belém, situada ao nível do rio e visível do local – a cobertura exterior é em terraço, para o qual existia outrora uma escada de acesso.

De referir ainda a existência de umas quantas magníficas gárgulas para escoamento de águas e o facto de ter servido de abrigo à sepultura de Pina Manique (1733-1805), fundador da Casa Pia de Lisboa. A última restauração do edifício ocorreu em 1886, sendo considerado monumento nacional desde 1995.

4 comentários:

garina do mar disse...

esta conheço bem!!! embora já não venha aqui há algum tempo... mas gosto muito!! e tem uma vista e uma envolvente muito bonitas...

Nautilus disse...

É muito bonita esta ermida! Será um passeio a agendar logo que se possa...

Anónimo disse...

Engano na data de contrução, foi construída em 1497 e foi aqui que se celebrou a missa de partida de Vasco da Gama para a India.

Laurus nobilis disse...

Cresci na zona e desde sempre, que me lembre, existiu a convicção de que tinha sido naquele local que ocorreu a celebração da missa que antecedeu a partida de Vasco da Gama para a Índia. Não só gosto muito da ideia, como provavelmente o facto aconteceu antes da partida, a 8 de Julho de 1497. Daí, eventualmente, a construção da Ermida no local. No entanto, segundo os registos existentes, 1514 terá sido a data em que foi instalada a 1ª fase do estaleiro que iria dar origem ao templo.

Perto do local também existe uma outra Capela, a de Santo Cristo, instalada hoje em dia em terrenos do Belenenses, que também merece uma visita, embora seja difícil encontrar a capela aberta. Foi construída, segundo os registos, aquando da construção do Mosteiro dos Jerónimos (séc. XVI), ficando na altura na cercas que lhe pertenciam; destinava-se, juntamente com outras duas, já desaparecidas, ao retiro e meditação dos monges.