06 outubro 2019

Namíbia / Etosha I

E eis-nos chegados ao Parque Nacional de Etosha. Criado em 1907 pelo governador da então colónia alemã de África do Sudoeste, este território não era vedado, permitindo assim a migração dos animais; ocupava na altura cerca de oitenta mil quilómetros quadrados.
No entanto, ao longo do século XX foi sofrendo reduções até 1970, ano em que atingiu a sua área actual, com cerca de vinte e três mil quilómetros quadrados. 
As condições existentes no Etosha fazem-no único no que toca à observação da vida animal, dado que a aridez do terreno e a escassez de pontos de água faz com que os animais, mais cedo ou mais tarde, se reúnam nos waterholes.
No entanto, ao longo dos três dias que por lá andámos, pudemos constactar que todo o parque fervilha de vida, mesmo nos locais mais inóspitos.
Percorremo-lo sem recorrer a guias e, francamente, não nos arrependemos, já que a autonomia que tivemos não impediu, de forma nenhuma, a localização dos animais; aliás, não foi uma nem duas vezes que os próprios guias do parque paravam e nos diziam onde tinham observado determinado animal.
Pernoitámos no Mondjila Safari Camp que fica a uns 30 quilómetros de uma das portas de entrada. Bastante acolhedor e com funcionários muito simpáticos. À noite, os empregados davam-nos as últimas novas sobre alguns avistamentos e nós, hóspedes, trocávamos impressões nas mais diversas línguas sobre o que se tinha passado durante o dia, sobretudo se tivéssemos visto algum dos animais mais esquivos.

3 comentários:

garina do mar disse...

tantos animais de asas!!! na penúltima deve ter havido uma matança recente? ou não são abutres?
gira a cria de cudo a mamar...

Laurus nobilis disse...

Não, não eram abutres... também não sei o que eram, mas abutres consigo identificar.

Nautilus disse...

Os elefantes são engraçados nos seus banhos de lama: consta que é a única maneira de se protegerem do sol.
É interessante ver tantos animais juntos. Penso que será uma das funções dos pontos de água: criar zonas onde se podem ver muitos animais. Se bem que muitas das charcas são escavadas pelos elefantes à procura de sais minerais.