20 setembro 2019

Table mountain, a "Montanha da Mesa"


A Table Mountain, ou Montanha da Mesa, ou será o Adamastor? (parece-me mais provável que tenha sido este conjunto de montanhas a impressionar os nossos navegantes do que o "pequeno" cabo da Boa Esperança) domina a cidade do Cabo e os arredores, aliás divide mesmo ao meio a península que culmina no cabo da Boa Esperança. É muito bonita vista de baixo mas depois de lá ter ido acima fiquei na dúvida que tivesse valido a pena.
O preço nem é caro - cerca de 20 euros - e comprar o bilhete até é relativamente rápido, mas a espera pelo teleférico é grande: quase 2 horas, à torreira do sol, até embarcar.

Nas fotos dá para perceber onde começava a fila (o edifício do teleférico é aquele que se vê ao fundo), que só no fim é que há algum ensombramento, e que, mesmo depois de chegar ao edifício, ainda há que subir uma rampa grandinha.

Enfim, enquanto se espera vai-se tirando umas fotografias da cidade e do porto, lá em baixo,

e do percurso que faz o teleférico até chegar lá acima.

Mas depois, quando se chega ao topo não há grande matéria para entusiasmo, talvez porque a espera foi muita, porque para comprar uma garrafa de água e qualquer coisa para comer só há um bar/restaurante muito confuso, só se vê um conjunto aplanado de pedras, com uns caminhos definidos e, de onde em onde, um painel explicativo

A paisagem é bonita mas do lado da cidade é quase igual àquela para onde se esteve a olhar durante mais de uma hora

e do lado do mar é semelhante àquela que se tinha visto noutros passeios (por exemplo a caminho do cabo da Boa Esperança).

Ainda o mais interessante foi ver um painel explicativo sobre a "Aquada de Saldanha", o navegador português que chegou à cidade do Cabo em 1503, e que delineou um sistema de recolha da água da montanha para abastecer a cidade, sistema esse que as autoridades locais estão a (pensar) recuperar para minimizar a escassez de água que a cidade enfrenta periodicamente (a foto dá para ampliar).

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Não fazia ideia desta aquada de Saldanha...