27 outubro 2019

Namíbia / Etosha IV

Na parte central do Etosha, existe uma depressão a que chamam o Pan de Etosha. É uma área plana, desértica e salina, que ocupa uma área de cerca de cinco mil quilómetros quadrados. 
Ao longe, parece um enorme lago e poucos se aventuram a atravessá-lo. No entanto, quando chove, a grande maioria desta área transforma-se numa lagoa para onde, dizem, são atraídos enormes bandos de flamingos e pelicanos.
Os javalis africanos convivem serenamente com as outras espécies.
Quando a sede aperta.
Os gnus passeiam descontraidamente, embora sempre atentos...
e, os esquivos springboks, pintalgam a paisagem aqui e ali. Quase no fim do dia, três leoas passeiam-se mesmo ali, à nossa frente. Embora tenhamos ouvido registos da localização de bastantes leões, este foi o único bando  que vimos. Agora, era hora de voltar ao lodge e, na manhã seguinte, regressar a Windhoek, para passarmos o nossos últimos tempos na Namíbia.

3 comentários:

Nautilus disse...

Estes desertos de sal no meio de África são estranhos. Já a "miúda" encontrou uma série deles no Botswana. Dá ideia que existiu um enorme mar salgado no interior de África?
A charca onde os órix estão a beber é artificial?

Laurus nobilis disse...

Não é totalmente artificial; às vezes, nos pontos onde há água, os responsáveis pelo parque dão uma ajudinha à natureza...

Nautilus disse...

Parece ter um muro/rebordo, daí ter perguntado