25 fevereiro 2019

Os pinguins de Boulders' beach (1)


A colónia de pinguins de Boulders' beach (boulders são aquelas grandes rochas graníticas arredondadas) estabeleceu-se com a chegada de um casal em 1982, chegando a 3 900 aves em 2005. No entanto em 2011 já se registavam apenas 2 100 aves.

Entretanto a praia e as praias envolventes (actualmente a praia com mais pinguins é a Foxy beach) foram integradas na área protegida marinha do parque nacional de Table Mountain e foram construídos três passadiços, acessíveis a cadeiras de rodas e dotados de painéis informativos, que permitem ver de bem perto os pinguins sem causar danos nos ninhos e nas crias. Têm também sido colocadas caixas ninho.


No entanto na Boulders' beach é possível tomar banho e conviver de perto com estes engraçados animais.

Esta área protegida tem diversos tipos de habitats, desde as plataformas rochosas às faixas de areal

e, claro, o mar onde os pinguins procuram alimento.

Os pinguins africanos (Spheniscus demersus) foram reclassificados em 2010 do estatuto Vulnerável para o estatuto Em Perigo: enquanto que em 1956 o primeiro census detectou 150 mil parelhas reprodutoras, em 2009 existiam apenas 26 mil em todo o mundo. Mais aqui sobre esta espécie.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Não deixa de ser uma situação de excepção, já que estamos habituados a vê-los no gelo, umas milhas mais a Sul. Tomar um banho de mar com pinguins deve ser bem engraçado. Experimentaste? Ou a água estava imprópria para consumo?

garina do mar disse...

ena tantos!! apesar de estarem "Em Perigo" ainda são muitos… mas é bom que estejam a ter mais cuidados com a conservação dos bichos!!

Nautilus disse...

Banho de mar com pinguins? Sim, deve ser giro. Com um fato de neoprene. Além da ventania que estava e de ser o equivalente ao início da Primavera ali ainda impera a corrente fria de Benguela. O que é bom para os pinguins :)