10 fevereiro 2019

Fonte da Pedra em Arraiolos


Quando se sai de Arraiolos em direcção a Lisboa, do lado direito da estrada CM 1018, está a Fonte da Pedra ou Fonte dos Almocreves. E confesso que já passei por ali várias vezes sem dar por ela. Desta vez resolvi que a ia visitar e quando procurava uma placa que a sinalizasse dei com a fonte, mesmo à beira da estrada.

Mas além de mal sinalizada está também muito maltratada. Foi construída em 1821, como aparece escrito por baixo do escudo que a encabeça e que já foi real mas que já não tem coroa. E a água do pequeno tanque, que servia de bebedouro aos animais, estava mesmo muito suja.

Na parte de trás um tanque octogonal tem (ou teve?) funções de lavadouro. A água estava mais limpa mas deixando dúvidas se serviria mesmo para lavar alguma coisa. A cobertura é bastante mais recente, dizem que dos finais do séc. XX.

Na página do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico refere que "está em vias de classificação". Na informação dessa ficha pode-se ainda ver o escudo real.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

É uma tristeza! Faz lembrar a «Casa da Pesca» em Oeiras... e, o que mais me choca nestas situações, é a ausência de intervenção por parte das Câmaras Municipais,.. Mesmo que não haja dinheiro, pode fazer-se muita coisa até ele existir...

Nautilus disse...

Pelos vistos não deve ser fácil de ver. Não me lembro nada de ver esta fonte em Arraiolos. No link dizia que era caiada de vez em quando, terão deixado de o fazer?