20 outubro 2018

Plantar árvores na Gorongosa


Para quem vê do ar o Parque Nacional da Gorongosa pode parecer estranha a necessidade de reflorestação. Mas na realidade todos os anos desaparecem grandes áreas de floresta, quer para libertar áreas para agricultura, quer para a produção de carvão.
Uma das alternativas encontradas para melhorar a economia local foi a produção de café que precisa de sombra e por isso de árvores.
Mas sim, continua a ser necessário plantar muitas árvores.

Um dos grandes "campeões" da plantação de árvores à escala mundial é o Pedro Muagura, que é desde o início do ano o administrador do Parque, mas que já plantou cerca de 50 milhões de árvores (incluindo uma em Lisboa) e criou uma organização que só faz isso.
Na ligação (aqui) o Pedro conta um pouco do desafio que é a plantação de árvores na Gorongosa.
Na foto de baixo vê-se um dos vários viveiros que contribuem com árvores para as plantações no Parque (e no resto de Moçambique).


(clique na imagem para ver a origem)
Já conheço o Pedro há uns anos, quando ainda era Director de Conservação, e já várias vezes lhe tinha dito que gostava de plantar uma árvore na Gorongosa. Mas só desta vez é que calhou: no dia em que me vinha embora aparece-me ele com duas mini árvores, uma Breonadia (Breonadia salicina) e uma Umbaua (Khaya nyasica).

E fomos plantar as árvores do lado de fora do Chitengo. Incluiu abrir uma cova para colocar a árvore (só cavei uma delas...), retirar a película que protegia o torrão com as raízes,

colocar as árvores, tornar a pôr a terra, regar,

proteger com palhas e ervas para ajudar a conservar a humidade e ainda conversar um pouco com cada uma delas, explicando que voltaria para ver se estavam a crescer bem. Foi giro!

Obrigada Pedro Muagura! Espero poder vir a plantar bastantes mais árvores na Gorongosa.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Não fazia ideia da escala que estas plantações atingiram. Plantam sempre a mesma espécie ou vão variando conforme os locais?

Nautilus disse...

História interessante a desse senhor: 50 milhões de árvores é obra.
Já agora, na ligação que partilhaste referem a hipótese de apoiar a plantação de árvores mas depois a ligação não funciona. Há alguma maneira de contribuir para a plantação de árvores na Gorongosa?