14 outubro 2018

Cabo da Boa Esperança


Antes de se chegar vê-se primeiro, do lado poente, o padrão do Bartolomeu Dias,

e do lado nascente, virado para a "baía Falsa" (False Bay), o padrão do Vasco da Gama.

Junto ao cabo está aquela placa (para selfies! nem sei como a consegui fotografar sem ninguém porque fazem fila para a fotografia), da fotografia de cima, que indica que estamos no "ponto mais a Sudoeste de África".
O cabo é "fraquinho". Dificilmente o conseguimos associar ao "mostrengo que está no fim do mar" de Fernando Pessoa.

Mas a vista para Noroeste é muito bonita.

E por trás do cabo está um monte um pouco mais alto que tem uma vista fantástica para os dois lados do cabo. Nesse monte está agora (desde 1914) o farol de Cape Point (que não tive tempo de ir visitar) que parece ser um brinquedo mas é o mais potente da costa da África do Sul.

Da zona do farol vê-se bem quão pequeno é o cabo da Boa Esperança, do lado esquerdo, logo a seguir à praia do Bartolomeu Dias. Dizem que por ali as tempestades chegam de repente daí o nome de cabo das Tormentas. E talvez o pico do Vasco da Gama, do lado direito da fotografia, mas principalmente a cadeia montanhosa onde está a montanha da Mesa, contribuam para lhe dar alguma componente mais assustadora, sobretudo durante a noite ou no meio de uma dessas tempestades.

Mais sobre as visitas ao cabo da Boa Esperança aqui.

2 comentários:

garina do mar disse...

que paisagens tão bonitas!!! sempre quis ir ao cabo da Boa Esperança (que até achava que era a ponta Sul de África mas afinal não é)...
dá ideia que o Vasco da Gama é mais importante que o Bartolomeu Dias?

Laurus nobilis disse...

Sim... Torna-se um bocado confuso para quem não saiba a história do local... Bons registos!