08 outubro 2018

Namíbia - Sossusvlei (II)

Continuando a explorar o deserto, chegámos ao «Deadvlei»; esta área era, outrora, um oásis repleto de acácias, alimentado por um rio que, entretanto, mudou de rumo.
As condições climáticas acabaram por ficar tão secas, que as árvores nunca se decompuseram, ficando no entanto completamente desidratadas, 
de tal modo que, cerca de mil anos depois, 
nos oferecem esta incrível paisagem, qual guardiãs de um passado longínquo,
rodeadas de enormes dunas, algumas delas com centenas de metros.
A uns escassos km do Parque, acabámos o dia no «Sesriem Canyon», que não é mais do que um enorme desfiladeiro, esculpido pela acção da água em tempos idos e que os primeiros colonos usaram como fonte de água.
Aliás, o nome desta enorme garganta foi dado por estes, já que necessitavam de seis cinturões de couro (ses riem, em Afrikaans), amarrados uns aos outros, para baixarem os baldes e recolherem a água que corria no seu fundo.
Finalmente chegados ao lodge, ainda tivemos tempo para nos sentarmos um pouco e, em absoluto silêncio, observar os últimos dez minutos de luz que pairava sobre as montanhas, mesmo à nossa frente. Inesquecível, esta passagem pelo Hoddia Desert Lodge.

1 comentário:

garina do mar disse...

este é um dos sítios onde tenho que ir quando for à Namíbia!! gosto muito da quinta foto, das dunas "mãe e filha"... as outras também estão bonitas mas são mais "habituais"...