22 outubro 2017

Um safari no Botswana - 3º dia: a envolvente próxima


Sem sair do acampamento conseguia-se perceber bem que estávamos na selva. Uma boa parte da envolvente eram os lagos e canais que tínhamos percorrido para chegar ali.
E pouco depois de termos chegado alguém grita "hippo". E lá estava ele, do outro lado do canal, a comer erva, o que não é habitual durante o dia.


Passando os olhos pelas margens dos canais via-se uma cegonha-de-bico-aberto africana (Anastomus lamelligerus) que andou por lá enquanto lá estivemos,

e mesmo ao pé dos mokoros passeava-se um abetouro (Botaurus stellaris), espécie que também é possível ver por cá mas normalmente mais escondida.

Ao início da tarde, um hipopótamo, desta vez dentro de água, refrescava-se ali bem perto. Seria o mesmo? não sabemos, mas o que o trazia ali podia ser mesmo a curiosidade porque o canal naquela zona não era suficientemente fundo para o cobrir totalmente de água.

Ao fim do dia, noutra zona do canal, estava outro e ouvia-se bem o resfolegar característico proveniente de um lago próximo onde estariam certamente vários hipopótamos. No dia seguinte viríamos a confirmar que o delta era o paraíso dos hipopótamos.

E ainda que do acampamento também se podiam ver elefantes, se bem que um pouco mais ao longe...

(continua...)

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Também quero!!!! Lindo!

Nautilus disse...

Ou seja: podes ver uma data de bicharada sem sair do "quintal". Espero que nos mostres o que se pode ver a passear :)