09 outubro 2017

Volvo Ocean Race 2017-2018: o prólogo


Depois de uma longa estadia em Lisboa, nos estaleiros onde foram preparados, montados e aparelhados, os 7 veleiros que vão correr a Volvo Ocean Race fizeram-se ontem ao mar.

Era suposto que a largada da regata de "aquecimento", ou seja o troço 0, fosse em Lisboa mas a falta de vento levou-os até à zona do cabo Espichel e foi daí que largaram em direcção a Alicante (clicando na foto é possível seguir a regata).

Tirando o caso das grandes naves onde os cascos foram preparados, e que incluem as estufas de pintura dos cascos e dos mastros,

os estaleiros de Lisboa são uma duplicação dos estaleiros de Alicante, e irão ambos dar a volta ao mundo em contentores, de forma a serem instalados em cada escala antes que cheguem os veleiros da regata.

Assim, algumas das oficinas são os próprios contentores,

e os restantes equipamentos, escritórios, etc., são desmontados e contentorizados.

Os veleiros vão largar de Alicante no próximo dia 22 e terão que chegar a Lisboa até dia 2 de Novembro dado que a 3 é a regata dentro do porto. O "village" de Lisboa abre no dia 31 e aí poderá ver os veleiros e obter informação sobre as equipas e sobre a regata. No dia 5 de Novembro largam com destino a Cape Town.

2 comentários:

garina do mar disse...

pois é... já saíram de cá... queria ter ido vê-los na água mas não consegui ;(
à largada nem tentei ir!! como não havia vento não ia ter graça nenhuma... espero que em Novembro esteja melhor mas foi arriscado terem mudado a data da escala, mais perto do Verão era mais provável que houvesse vento...

Laurus nobilis disse...

A partida de Lisboa teria tido mais encanto! Assim, vamos ter de esperar mais um tempito para os ver a "brincar"...