Há uns anos recomendaram-me este livro onde Carlos Caseiro conta, de forma deliciosa, a história desta "casa grande do mar" que é o Aquário Vasco da Gama.
O livro, foi publicado em 1998, para celebrar os 100 anos da inauguração do Aquário que, por sua vez, foi mandado construir por El Rei D. Carlos para celebrar os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.
Em 4 capítulos muito interessantes, começa por ser narrada a viagem de Vasco da Gama, depois, é descrita a dedicação do rei D. Carlos às coisas do mar e da oceanografia e como isso determinou a construção do Aquário.
Segue-se a história da construção e da "vida" do Aquário nos seus primeiros 100 anos de vida, com todas as vicissitudes por que passou para assegurar o funcionamento, a manutenção e a aquisição das inúmeras espécies que ali são estudadas e podem ser observadas.
Por fim, relata uma simpática visita ao Aquário de um grupo de jovens, que, para além dos espaços normalmente visionáveis, têm a sorte de poder conhecer os bastidores - laboratórios, aquários, tanques, maquinaria -, que asseguram o funcionamento deste magnífico espaço.
O
Aquário Vasco da Gama, quer pelo belíssimo edifício, quer pela faceta mais científica que assume, tem um papel importantíssimo para a divulgação da vida marinha, constituindo um bom complemento a uma visita ao Oceanário de Lisboa.
(Nota: Todas as imagens são retiradas do livro e podem ser ampliadas.)