14 abril 2007

Parque Natural da Serra de São Mamede

Criado a 14 de Abril de 1989 (DL nº121/89), o Parque abrange a quase globalidade da serra de São Mamede, o mais importante dos relevos alentejanos, onde se destacam cristas quartzíticas de formas peculiares.
A vegetação, onde se misturam espécies características de regiões do Norte - carvalhais e castinçais - com outras mais mediterrânicas - sobreiros, azinheiras, oliveiras - e com um valioso conjunto de plantas silvestres, dá origem a inúmeros habitats e a um mosaico de paisagem muito variado. Ao nível da fauna destacam-se a lontra, o rato-de-cabrera, o morcego e avifauna nidificante, como a águia de Bonnelli, a cegonha negra e a águia real.
O património arqueológico, edificado, rural e gastronómico da zona é também um motivo para a visita.
Pode encontrar mais informação no Portal do ICN e na página da Região de Turismo de São Mamede.

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Se à beleza da serra, juntarmos os produtos regionais comestíveis que por lá se fazem... garanto-vos que é um fim-de-semana delicioso!

Anónimo disse...

Laurus Nobilis:
Lindas fotografias do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Agora,para o Laurus Nobilis e para o Nautilus:
Logo que tenham recebido algo da Garina do Mar, notícias e/ou fotos publiquem.

Nautilus disse...

Esteja descansado caro A Ver Navios. Vamos a ver é se a Miúda manda alguma coisa. Apanha-se por lá entretida e não se lembra de nós.

Anónimo disse...

Caro Nautilus:
Não acredito que a Garina, como vós lhe chamam "a Miúda", seja capaz de fazer isso. Seria uma grande falta de consideração para todos nós.
Não a tenho nessa conta.
Se nada mandar é porque realmente não pode.
Acredito.
Bom domingo.

Laurus nobilis disse...

Caro "A Ver Navios", cá estaremos para as publicar em primeira-mão! Ó Nautilus, penso que ela é de confiança e vai enviar qualquer coisita para nós nos entretermos a ver à distância...

garina do mar disse...

é muito bonita esta serra!! cheia de vegetação.. e come-se bem por lá!! infelizmente parece é que nos restaurantes já não se consegue comer uma alhada de cação como deve ser..