01 fevereiro 2008

Regicídio: 100 Anos depois

"Ontem como hoje, os valores e os ideais não fenecem... Só os homens morrem!"

Fotografia de Arnaldo Fonseca in “Rei D. Carlos, o Martyrisado”,
de Ramalho Ortigão


Fotografia retirada do livro de Félix Correia, "Quem matou o Rei D. Carlos!"

25 comentários:

nautilus disse...

Uma grande verdade.

Mas é mau quando a morte chega por arbítrio de outros. Neste caso, um deles não pôde acabar o que se propôs fazer, e o outro nem teve oportunidade de mostrar o que valia.

Laurus nobilis disse...

Pois... o PS, PCP, BE e PEV rejeitaram hoje um voto de pesar, que recordava a morte de D. Carlos e do seu filho, assinalando os cem anos do Regicídio. Embora não me pareça correcto nem normal 100 anos depois, vindo de quem vem, ainda se pode tentar perceber...

Agora, que o governo da república proíba a presença do exército nas cerimónias do centenário do Regicídio é verdadeiramente triste… esta gente continua com o mesmo rancor que aqueles que mataram! Quem manda matar tem honras de Estado em Santa Engrácia e quem é assassinado, embora Chefe de Estado, não pode ter a presença dos militares da Nação, numa efeméride que mais não tem do que assinalar um acto cobarde e vil. Tenho vergonha de ter gente desta a governar uma Nação que vai fazer 900 anos!

garina do mar disse...

sabes? eu acho que é vergonha!! têm de alguma forma reduzir-lhe a importância... porque tal como dizia o Nautilus o ano passado, o Carlos I e o pai dele, fizeram bem mais pelo país que qualquer destes que por lá anda...
e assim só lembramm a parte de que ele era Rei, para dizerem que a monarquia já não existe, mas esquecem a parte de que ele era Chefe de Estado...

Laurus nobilis disse...

Sim, era um verdadeiro Chefe de Estado que tentou colocar Portugal politicamente no roteiro da Europa, que ligou ao mar como nunca durante a vigência da república se ligou, pintava, etc, etc... reconhecimento disso mesmo, foi que o eco que a imprensa estrangeira deu ao Regicídio. Se calhar é isso... a república e os seus, pura e simplesmente têm vergonha!

garina do mar disse...

mas o mais extraordinário disto tudo!! é que o governo e a assembleia fizeram estas fitas todas mas o Presidente da República inaugurou uma estátua de D. Carlos!!!

e ainda disse que o Rei, além de rei foi “um sábio, mas também um fazedor"...

Laurus nobilis disse...

Já li... incrível, não é? Pelo menos parece uma pessoa mais bem formada...

jc disse...

Fazedor...o que agora, eles não sabem ser quanto mais sábios...

garina do mar disse...

ou menos incompetente que os outros... e por isso não tem que se envergonhar!

garina do mar disse...

tal qual JC!! e o mal é que não se vislumbra quem o saiba ser...

Laurus nobilis disse...

O dia 1 de Fevereiro é um dia muito contraditório para mim... Se por um lado é uma dia de nascimento, renovação e futuro, por outro, é um verdadeiro um dia de luto... pelo passado e pelo presente!

Como alguém disse, face à realidade presente e acreditando no futuro: Morreu o Rei, Viva o Rei!

jc disse...

Pois...o problema é esse!

garina do mar disse...

nem desse lado...

garina do mar disse...

mais vale acreditar no nascimento, na renovação e no futuro...

e esquecer o resto!!

Laurus nobilis disse...

Só podemos construir o futuro, tendo por base o passado e o presente... é isso que me preocupa. Ou somos "sólidos" no passado e no presente, ou o futuro não terá futuro...

garina do mar disse...

é... mas como o presente não tem solidez nenhuma...
tens mesmo que acreditar que há um novo despertar escondido por aí algures!!

Laurus nobilis disse...

Sim, nisso eu acredito!

garina do mar disse...

já é um bom (re)começo ;)

BLUE MOON I disse...

Somos um povo de gente " poucochinho", infelizmente. Capaz de gestos muito " poucochinho". Foi sempre assim. Creio que é o fado. Desenganem-se, mudem os trovadores, mandem vir mais vinho, que a noite está feita.
Nós também...

joao veiga disse...

Em terras monarquicas e a termas, nao apoiando a matanca de 1908, mas profundamente REPUBLICANO, este vosso amigo

Laurus nobilis disse...

Que esta gente é muito "poucochinho", é um facto... e o mundo, pelo menos o meu, divide-se em pessoas bem formadas e pessoas mal formadas!
Esperando que efectivamente se mudem os trovadores dado que a música é de má qualidade, um abraço convictamente monárquico.

PS: Boa estadia nas termas, mas não abuse muito das águas...

garina do mar disse...

eheheh...
pelo que ouvi dizer as águas do Veiga são outras ;)
assim mais do tipo aguardente e água tónica com gin!!

nautilus disse...

Concordo com a divisão em pessoas bem formadas e pessoas mal formadas. Mas Laurus Nobilis, parece-me é que ainda estão por descobrir uns trovadores que toquem uma música melhorzinha.

Laurus nobilis disse...

Sim, mas eles devem andar algures por aí... recuso a ideia que não existam!

garina do mar disse...

pois... mas agora até tens um "refugo de banco" a apoiar o D. Duarte!!

os que existem devem estar bem escondidos... ou não estão para se misturar com os outros, o que seria normal se não fosse grave, porque assim não se vai a lado nenhum!!

Laurus nobilis disse...

Não sei o que é um "refugo de banco"! Além disso, os trovadores a que me refiro são os mal formados, independentemente se são monárquicos ou republicanos. A grande maioria dos monárquicos que conheço apoiam o Senhor D. Duarte. E não fazem parte dos trovadores...