11 agosto 2006

Será que foi este que viste por lá?

Boa viagem sol!

algures para onde quer que vás...
deve ser um sítio lindo a avaliar pelo traje que vestiste...
o Mar é o dos Açores, ao largo da ilha de São Miguel! tens razão Nautilus! estas ilhas são mesmo muito bonitas... e foi pena ter lá estado tão pouco tempo... esta foto é das férias do ano passado! amanhã começo a contar as deste ano...

Carlos Garcia

Editado pela Fotoletras, edições Lda, "Mergulhar em S. Miguel" é um excelente retrato subaquático desta ilha, elaborado por este açoreano radicado no continente há vários anos. Depois de o ler, acho que vou dar uma volta por lá... até já!

Na costa Norte...

do nosso Portugal, fica o “rochedo sagrado”... dizem que os antigos (assim como o nautilus e o laurus!) faziam ali festas em honra do Mar.. agora é o Santo André que toma conta daquilo, parece que resgata as almas dos náufragos...
Devia ser giro esse culto ao Mar... primeiro porque festa é sempre festa! e depois, este nosso Mar merece mesmo que o venerem!
quanto às almas... às vezes andam tão pequeninas que bem precisam de ser resgastadas..

será para isso que servem os faróis?

para as almas encontrarem o caminho de volta?

À descoberta dos Açores (4)

já visitou o Nordeste?
e a foto da Ponta do Arnel já o convenceu a ir lá?
o quê? ainda não?
e então se lhe disser que esta paisagem é no caminho até lá?
Algures na zona de Santana ou do Nordestinho.. são só 350 curvas até lá chegar! mas pelo menos em metade (talvez um terço...) encontra, no lado interior da curva, água a cair, azenhas, jardins à beira da estrada e uma floresta luxuriante... do outro lado, na contracurva, é o mar que aparece em todo o seu esplendor!

À descoberta dos Açores (3)

dizem que um lago é verde e o outro é azul... às vezes até parece.
Porque será?
da eutrofização da água? é uma verdadeira calamidade na lagoa das 7 cidades...
ou talvez sejam os reflexos daquelas encostas abruptas cobertas de um verde profundo.
O que é certo é que, poluídas ou não, as lagoas de São Miguel são lindas.
E também é verdade que sempre achei que as cores que se viam nos postais de certeza que estavam “puxadas” para aquilo parecer mais bonito.
Mas não,
quando cheguei pela primeira vez ao sítio onde tirei esta foto fiquei de boca aberta: os verdes e os azuis eram mesmo aqueles!

a lagoa das Furnas

não lhe fica atrás...
aqui, talvez fosse a sombra de uma nuvem que lhe veio dar este brilho metálico, estes reflexos de prata

e o que dizer da misteriosa lagoa do Fogo?

Não se mostra a qualquer um!
Andei anos a tentar lá ir, mas viam-se ao longe as nuvens que a cobriam!
Até que me ensinaram: é preciso ir até lá, e esperar, não ter pressas, nos Açores não se pode ter pressa!
E em dado momento as nuvens afastam-se e mostram este espectáculo deslumbrante.
Valeu a pena o tempo de espera e por acaso nem foi muito, as nuvens ali não param. Ou terá sido mesmo aquele azul da água que me fez esquecer quanto tempo ali estive?

À descoberta dos Açores (2)

continuando por São Miguel...
a costa é linda! sobretudo a ponta dos Mosteiros.
É espantosa a transição entre os terrenos agrícolas, a agressividade dos rochedos e depois a tranquilidade do azul do mar... neste caso claro! porque quando dá para bater é mesmo com força!

mas a zona do Nordeste

e de Terra Chã não lhe fica atrás...
já viram o contraste do azul do mar com a paisagem bucólica do verde, com umas florzinhas e umas vaquinhas a pastar ao fundo?
Vale a pena descobrir!

À descoberta dos Açores!

O ideal seria ir de barco. Talvez não da mesma maneira que o Raúl Brandão...
mas num barco à vela. Não muito grande, apenas o suficiente para que a viagem seja confortável. Mas pequeno que chegue para que a descoberta tenha alguma emoção..
Chegamos lá? não chegamos? passamos ao lado? e se não encontramos as ilhas? tão pequenas num mar tão grande!
Claro que agora já não é bem assim.. há GPS, radares, e sempre o recurso à navegação astronómica. Isto para quem souber está claro! e sobretudo se tiver a parafrenália toda! sextante, tábuas náuticas, almanaque, fichinhas para preencher! as cartas já se sabe! e já agora um lápis e um conjunto de esquadros para marcar o ponto. Fácil, como se vê!
Voltando à viagem de barco… o ideal é chegar de madrugada. A Ursa Maior já mergulhou no mar... o Orion e as 3 Marias estão a desvanecer-se ofuscadas pela luz de um sol que ainda não nasceu, e de repente vê-se uma ilha a aparecer na penumbra...

desta vez vamos aportar a São Miguel...

A primeira coisa que se vê é o farol da ponta do Arnel, no Nordeste! Mas, não se fiem nisso, sobretudo se o barco não for muito grande. E mesmo que o seja. A primeira coisa que se vê é mesmo a ilha! Ou as luzes das terrinhas lá em cima...
Do farol vê-se o clarão, sem perceber muito bem de onde vem... Mas é natural, apesar de estar a 66 m de altura, a ilha é tão mais alta!

o farol da ponta do Arnel

desta vez à luz do dia!

08 agosto 2006

o famoso bolo de chocolate

feito durante uma volta ao Pico um bocado de seca.. durante a manhã ainda andámos à procura de baleias, mas depois já só apetecia mesmo era trepar aos mastros! senão fosse o XO deixar-nos ir fazer o bolo...
(foto dedicada à Sailor Girl que foi a minha ajudanta na "construção" do bolo)

A propósito dos pescadores de bacalhau..

Daquela lista de bibliografia que o nautilus publicou, leiam, que é Muito Bom! as "Memórias dos Bacalhoeiros" do Capitão Marques da Silva, aqui ao leme do Creoula revivendo os tempos passados em que comandou diversos navios da frota portuguesa de bacalhoeiros (a foto é do guarda-marinha Granja)

O que é preciso fazer para viver no meio das sereias

uma “receita” do Vertigem Azul:
“descer até ao fundo do mar, muito fundo, onde o azul já não existe e o céu é apenas uma lembrança...
quando estiveres lá, no silêncio, e decides que queres morrer por ela, ficar com ela para a eternidade, então a sereia vem ter contigo e julga o amor que tu lhe trazes
e se o teu amor é sincero, se é puro e se tu lhe agradas então ela apaixona-se para sempre...”
(tradução livre da garina do mar)
Gostei muito do filme, sobretudo do ínício, de algumas partes do meio (tinha lá umas lamechices à mistura!) e MUITO! da parte final (que obviamente não conto)

Homenagem aos pescadores de bacalhau

“Iça a “boca”, aguenta o “pique”” a manobra de içar o traquete no Creoula
O Museu Marítimo de Ílhavo faz hoje anos e inaugura às 18h uma exposição sobre os homens que iam até à Terra Nova e Gronelândia pescar bacalhau. A exposição tem por base a digitalização de fotografias e fichas de inscrição marítima de cerca de 20 mil tripulantes de navios bacalhoeiros que, entre 1935 e 1974, andaram na pesca do bacalhau. Para além das mais de mil fotografias expostas, todos as fichas fazem agora parte da base de dados “Pescadores de Bacalhau” acessível na exposição através de computador.
A exposição estará aberta ao público das 10h às 24h, com entrada gratuita, e ainda inclui a exposição permanente Faina Maior/Capitão Francisco Marques e a apresentação do CD Frota Bacalhoeira Portuguesa, 1835-2006, e do DVD de animação A Saga dos Astrolábios.
No auditório do museu serão exibidos filmes alusivos ao mar. Recomendo, no dia 30, a Vertigem Azul do Luc Besson; não tem nada a ver com a pesca do bacalhau mas, tal como o nome indica, é uma fantástica demonstração do que pode ser a atracção pelo mar.
Sobre o museu e a exposição: http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/
Sobre a pesca do bacalhau vejam esta lista bibliográfica http://www.marinha.pt/extra/creoula/bibliografia.html

07 agosto 2006

Voltei...

de férias... sniff...
mas estive em sítios bonitos como devem ter visto pelas fotos que mandei para o laurus nobilis e o nautilus e que eles (tão queridos!) foram "publicando"... acho que deviam estar com saudades minhas ;)
Mas eu também já estava com saudades do Milhas Náuticas! o quê? pronto está bem... também estava com saudades vossas!
Encontrei uma prima quando andei debaixo de água... gira também não é?
mais logo conto mais histórias...

05 agosto 2006

Lírios e um safio nas águas da Terceira

Mais concretamente perto de Biscoitos. Na próxima semana a garina do mar fará certamente uma reportagem completa!

04 agosto 2006

Hans Hass

Para quem gosta de livros de viagens e caça submarina, aqui vai uma sugestão "leve" para este mês de Agosto, escrita por este austríaco nascido em 1919, pioneiro da exploração sub-aquática.

03 agosto 2006

A cascata vista fora de água e a "entrada" sul da gruta

é espantoso o azul junto à entrada; parece que tem um neon aceso por baixo

Vertigem Azul

uma cascata a cair no mar, vista de debaixo de água... na "entrada" norte de uma das grutas da Ponta da Barrosa

Água em queda livre

Penso que seria a esta paisagem que o Raúl Brandão se referia quando escreveu aquele texto... Esta é uma das centenas de quedas de água que existem na ilha das Flores. Por onde quer que se ande vê-se a água a cair!

Garina do Mar na "baixa do moledo sul"

Uma sinfonia de azuis

02 agosto 2006

Eram realmente muitos...

Sagres

Amerigo Vespucci

A velejar

Afinal, também fui ao desfile! O problema é que, como sou um bocado antigo, ainda tenho que as mandar revelar...

01 agosto 2006

Garina do Mar, algures no mar dos Açores

No imenso Atlântico, uma barracuda!