25 maio 2022

Gorongosa 2022: o primeiro dia, de manhã

Este foi um dia bastante dedicado às aves. Ia no safari um casal que dizia que ainda eram novatos nessa matéria mas depois tinham uns guias nos telemóveis onde consultavam tudo o que viam...
Começamos pelos gansos: um grande grupo de gansos da Gâmbia (Plectropterus gambensis), que é o maior ganso do mundo. Por lá existiam muitos.
E na mesma zona estava também um guarda-rios, um dos muitos que existem por lá e que são muito mais fáceis de fotografar do que os de cá.
Pouco depois foi a "pior" parte. Vimos uns três ou quatro mabecos e como ficaram todos entusiasmados andámos à procura onde estariam os outros, que entretanto vieram ter com os primeiros (era uma alcateia de mais de 20), e ficámos por ali mais de meia hora a olhar para os bichos. Como são cuscos vieram ver o carro e aí foi a grande apoteose e foi-se metade do safari assim... Finalmente fizemos uma paragem para beber café junto de uma das lagoas (esta costuma ter "sempre" água) que é o "paraíso" das cegonhas de bico aberto africanas (Anastomus lamelligerus), pelo menos nesta altura do ano, mas também das garças e da jacana africana (Actophilornis africanus). E iniciámos o regresso ao acampamento. Mas foi giro ver o parque cheio de água (o que não é muito bom para ver animais porque estão bastante mais espalhados) e com muitas plantas aquáticas.
Por fim ainda vimos um bonito varano.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Lindo. Não fazia ideia que havia varanos por essas paragens.

Nautilus disse...

É bonito ver tudo verdinho e cheio de água. E quanto aos mabecos, já devias saber, sendo espécie em risco que há muitos interessados ahahah