19 dezembro 2021

PNPG, a Ermida da serra Amarela

Apesar de se chamar Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque inclui também, entre estas duas serras, mais precisamente entre as albufeiras de Vilarinho da Furna (rio Homem) e do Touvedo (rio Lima), a serra Amarela. E é nesta serra Amarela que se localiza uma das Ermidas do PNPG. A outra, talvez mais conhecida pela envolvente (cascatas do rio Arado, do rio Cabril, etc.) é menos interessante (ou pelo menos tem menos potencial) do que esta.
É mais ou menos impossível entrar com o carro naquele intricado de ruas (embora tivesse atravessado outras aldeias também por ruas bastante estreitinhas), mas também o que interessava era uma visita a pé..
Parei o carro no largo da igreja, perguntando a uns senhores que estavam às voltas com uma obra se ali não estorvava. Disseram-me que não e entretanto chegou uma carrinha com entregas para a Junta de Freguesia e pude confirmar que de facto não estorvava.
Disse também aos senhores que tinha estado ali há cerca de 40 anos e que me lembrava de uns espigueiros e de uma eira. Responderam-me que um pouco mais à frente havia uma eira e espigueiros e fui à procura.
Seguindo pela rua que tinham indicado encontrei de facto uma pequena eira, ladeada por um espigueiro, com ar de que seriam utilizados. Mas tinha que haver mais... Passeando pelas ruas da aldeia consegui encontrar um núcleo de espigueiros. Um deles estava aberto e vazio, mas como estavam por trás de um portão fechado não consegui confirmar se estaria abandonado ou à espera de recarga. Mas todo aquele núcleo parecia bastante interessante e merecedor de uma recuperação. Aliás vê-se que algumas casas estão a ser recuperadas, o que mostra que o potencial da aldeia, com aquela localização fantástica, pode ser aproveitado. No regresso ao carro encontrei também, no largo da igreja, uma antiga casa com potencial para ser uma recuperação gira,
e uma placa informativa sobre o Núcleo Museológico (clique na foto para ampliar) mas que já não visitei porque tinha que me pôr a caminho.
Ou seja, tenho que lá voltar com mais tempo... Até porque gostava de encontrar a eira e o espigueiro que tinha fotografado há quase 40 anos:

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Há 40 anos não era quase só turismo. Havia pessoas e trabalho duro.

garina do mar disse...

tem ar de ser giro!!! e há tantos sítios com potencial para turismo e visita... às vezes quase que baste estarem no roteiro mas era bom que houvesse algo que lá fizesse ficar algum dinheiro, nem que seja uma esplanada simpática!!