26 setembro 2021

Os 50 anos do PNPG (6)

No extremo Nascente da serra do Gerês, já no concelho de Montalegre, localiza-se a aldeia de Pitões das Júnias, que só por si merece ser visitada. Desta vez não o fiz porque o objectivo era ver dois "tesouros" que se localizam na proximidade: a cascata de Pitões das Júnias, que se consegue ver a partir de um miradouro que lhe fica fronteiro, e que, apesar de estarmos em fins de Julho, ainda tinha bastante água...
e, muito próximo, adjacente à ribeira que dá origem à cascata, o mosteiro de Santa Maria das Júnias. Este mosteiro, primeiro beneditino e depois cisterciense, foi construído no século XII, no local onde terá existido um eremitério pré-românico, e foi sendo acrescentado nos séculos seguintes, como mostram os vários estilos que o compõem. Extinto em meados do século XIX foi depois parcialmente aproveitado e recuperado, sendo agora local de romaria, a 15 de Agosto.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Este mosteiro e a envolvente são de cortar a respiração...

garina do mar disse...

quer o mosteiro quer a cascata merecem sempre a visita!!!
da aldeia lembro-me de passar por lá há uns 40 anos e era um bocado "difícil": as ruas pareciam um estábulo... imagino que agora nada tenha a ver!!