12 dezembro 2020

De regresso aos Bijagós (5º dia: ilha de Cavalos)

Este ia ser o "grande dia", o dia da visita a Poilão para tentar ver as tartarugas pequeninas.
O programa era um bocado "denso". Íamos primeiro a Cavalos, depois a Poilão e por fim tínhamos um piquenique na ilha do Meio. E ainda por cima estava aquele vendaval costumeiro das manhãs por isso a viagem até ilha de Poilão que está mais longe e desabrigada iria ser uma viagem "animada". Mas talvez baixasse o vento enquanto íamos a Cavalos.
Só que entretanto um dos elementos do grupo tinha ficado doente e ia ficar a bordo. O que ia complicar a logística. Como já tínhamos feito piquenique na praia acabámos por combinar que o almoço seria a bordo. Se desse tempo dávamos um pulo a Meio para uma breve visita.
Com tudo organizado rumámos a Cavalos, onde fomos recebidos por uma revoada da "passarada".
A ventania era mais que muita, o que me ia limitar a utilização da reflex. Mas a velhinha compacta com a caixa estanque poderia registar o mais interessante. Como o vento vinha do quadrante Leste, não íamos ter os "cavalos de vento", provavelmente os que deram o nome à ilha, embora haja quem diga que haveria mesmo cavalos (porcos havia...) mas seria bom para fotografar umas aves bonitas no lado do mar. Fomos andando devagarinho até ao local onde tinha fotografado os pelicanos dois anos antes. Desta vez não estavam lá, tinham levantado voo quando o barco chegou a terra, mas havia muitas aves interessantes: vários tipos de garças, ibis e mais umas aves marinhas que não sei identificar. Fiz o costume: ia fotografando à medida que me aproximava até levantarem voo. Dá sempre imagens diversificadas. A minha ideia era chegar ali e depois explorar as lagoas que se percebia que existiam entre a praia e a floresta. Mas o Cmte sugeriu que fôssemos até à ponta que se via mais à frente, até porque poderia haver, pelo menos, vestígios da passagem das tartarugas.
E lá fomos... (continua)

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Chamar a uma ilha Cavalos por causa de existirem «cavados de vento» é uma ideia engraçada.

Nautilus disse...

Esta ilha de Cavalos também é bonita: é muito bonito o contraste entre as cores da areia e da água do mar.
Queres tu dizer que por aqui há uma espécie de "cavalos de Fão"?