27 janeiro 2019

Namíbia - Costa dos Esqueletos

Saímos bastante cedo de Swakopmund; nessa noite iríamos dormir no lodge de Cape Cross mas, dado que as distâncias são relativamente pequenas, decidimos subir um pouco mais para Norte e passarmos a manhã a visitar o início do Parque Nacional da Costa dos Esqueletos.
Conhecida pelo povo Bushmen como a terra que Deus fez com raiva, a Costa dos Esqueletos não é mais do que uma enorme extensão de milhares de milhas de um deserto de areia que acompanha a costa, polvilhado de embarcações naufragadas.
Umas mais inteiras, outras somente vestígios... nesta, por exemplo, os corvos marinhos decidiram e bem, tomar conta dela.
O Oceano Atlântico por aqui é francamente agreste e imensas embarcações acabaram por se dar mal ao percorrerem estas águas. O vento forte foi uma constante enquanto por lá estivemos.
Eram tantos os naufrágios e as embarcações abandonadas que as autoridades, em 1971,  acabaram por tornar esta imensa área, que vai até à foz do rio Cunene, junto à fronteira com Angola, num parque nacional.
É de uma beleza incrível, verdadeiramente selvagem, que dificilmente poderemos vislumbrar noutro local; somente a parte Sul está acessível, já que o Norte do parque só é possível visitar em safaris organizados para o efeito.
São 16.845 quilómetros quadrados de uma extrema aridez que, no entanto, acaba por ter imensos nevoeiros, devido à passagem junto à costa da corrente fria de Benguela. O ferro, por aqui, continua a misturar-se com a areia, dando-nos o privilégio de poder contemplar estas magníficas tonalidades.

3 comentários:

garina do mar disse...

boa reportagem! com algumas fotos bem giras!! este é um dos tais sítios que me há-de fazer ir à Namíbia (com a parte Norte incluída ;) )...

JdB disse...

Vou seguindo e vou gostando. Se me é permitido o lamento, talvez lamente (passe o bom português...) o facto de as fotografias (suas e dos seus colegas de blogue) ficarem muito pequenas, quando eu acho que têm qualidade para se verem em maior dimensão. Será um problema de configuração no meu ecrã (externo)? Talvez seja propositado, e então seguimos para bingo, como as fotografias tal e qual.

Laurus nobilis disse...

Caro JdB, aqui há uns tempos tivemos alguns problemas com fotos nossas que foram pirateadas e começaram a aparecer noutros locais, alguns deles nada recomendáveis, sem referir a fonte / origem... a partir desse momento e após algumas tentativas para que tal não continuasse a acontecer, optámos por não permitir a abertura das mesmas. No entanto, no próximo repasto que tivermos, terei todo o gosto em oferecer-lhe uma "pen" com as fotos mais relevantes desta viagem, sem qualquer tipo de restrição na sua abertura. Por aqui, lamento, mas vai ficar como está... Um abraço