20 janeiro 2019

Namíbia - Swakopmund

Swakopmund é a segunda cidade mais populosa da Namíbia, com cerca de 40.000 habitantes. Fica situada na costa e, juntamente com Walvis Bay, é uma estância balnear bastante popular. 

Foi fundada em 1892 por imigrantes alemães; para além de muito bonita, é um dos exemplos mais bem preservados da arquitectura colonial alemã no mundo.
Uma minoria considerável da população tem raízes germânicas, falando entre si em língua alemã.
As origens mais antigas desta comunidade são efectivamente honradas, ao ponto dos mortos alemães das duas grandes guerras serem lembrados num memorial construído para o efeito e que se manteve intacto, mesmo após a independência da Namíbia, em 1990.
Como em todo o lado, os portugueses marcam presença; desta feita, um compatriota radicado neste país desde 1975, após ter fugido de Moçambique, no rescaldo do processo de independência.
Nota-se por todo o lado um esforço notável para preservar o património arquitectónico, como por exemplo neste antigo hospital, inaugurado em 1902, que acabou convertido em hotel. 
Até 1915, foi o principal porto de mar do Sudoeste Africano Alemão. Actualmente, é um dos locais preferidos de muitos habitantes de Windhoek para passarem as suas férias de Verão, existindo um cordão de casas de veraneio junto às praias. 
Os sinais de trânsito por estas paragens são, em muitos casos, bastante diferentes dos que habitualmente vemos nas nossas estradas; aqui, alerta-se para a presença de galinhas do mato.
Umas dezenas de metros depois, um pouco mais à frente, lá estavam elas...

2 comentários:

Nautilus disse...

Muito bonita! O hotel (ex-hospital) está bem pensado. Na zona do Cabo também há uma cidade com influência alemã, só que toda branquinha e no meio das vinhas.

garina do mar disse...

uma cidadezinha engraçada!!!
pelo menos no sinal das galinhas do mato parecem galinhas do mato… não é como cá que puseram um sinal em Évora por causa dos sapos mas eu olho para o sinal e parece-me uma lontra!!!