22 dezembro 2018

Namíbia - Walvis Bay (III)

O litoral entre Swakopmund e Walvis Bay, caracteriza-se pela existência de um cordão dunar de enormes dimensões, quer em extensão, quer na altura que as dunas atingem.
Assim, após o nosso passeio de mar da manhã, seguimos em viaturas 4x4 em direcção a Sandwich Harbour, um pouco a Sul de Walvis Bay, que é um dos únicos locais do mundo onde as dunas do deserto se encontram com as ondas do mar.
Como o deserto é um "ente" dinâmico, é frequente, na cota mais baixa, junto ao mar, verem-se vestígios da actividade humana que o deserto tomou como seus.  
O nosso guia era um entusiasta do local; este tinha sido, segundo ele, uma espécie de recreio durante toda a sua juventude e, as alterações constantes que se verificam nas dunas, muitas vezes de um dia para o outro, eram verdadeiramente estimulantes em termos de condução. Dentro do jipe, houve de tudo... quem se assustasse e também quem delirasse.
Quando começámos a subir e chegámos lá cima, os diferentes tons que a areia e o mar assumem provocam contrastes incríveis, que nos fazem sentir a grandiosidade e o esplendor deste sítio.
Estamos a centenas de metros do nível do mar e, como tal, o vento impõe-se... 
não só andar por nós próprios é difícil, como tirar fotografias torna-se um verdadeiro quebra-cabeças, já que não só é custoso mantermo-nos quietos, como a areia entra por todos os lados que não estejam devidamente protegidos, incluindo ouvidos, bolsos dos blusões, e, claro, máquinas fotográficas. 
Nas cumeadas das dunas, para além de haver sempre uma camada de areia em circulação, é frequente verem-se remoinhos com alguma dimensão.
No regresso, parámos, conforme o programado, para um pequeno repasto numa depressão abrigada já conhecida do nosso guia e, já quase a chegar a Walvis Bay, ainda tivemos tempo para nos deliciarmos com este magnífico pôr-do-sol.

4 comentários:

Nautilus disse...

Bonitas fotografias! Com contrastes muito bonitos.
O que é que aparece na segunda fotografia?

Laurus nobilis disse...

O telhado soterrado pela areia de um qualquer abrigo e, na terceira, são as estacas daquilo que deverá ter sido um pontão, ou qualquer coisa do género...

JdB disse...

Bela reportagem!

garina do mar disse...

lindo!!!
isto é que me vai levar um dia a visitar a Namíbia: as dunas enormes a acabar no mar... e já agora com uns "esqueletos" de navios e uns elefantes a tomarem banho no mar;)
e depois talvez acrescente o Deadvlei...