11 novembro 2018

Victoria Falls: as cataratas vistas do ar


Outra forma bastante interessante de ver as cataratas é a partir do ar.

Há (pelo menos) uma empresa que faz saídas de helicóptero para visualizar as cataratas com voos de 15 minutos que cruzam por cima das quedas de água (linha encarnada na foto de baixo) e outros um pouco mais longos que sobrevoam mais algumas das gargantas do rio Zambeze (linha azul na foto)

clique na foto para ampliar
Neste voo fica-se com uma melhor noção da dimensão da linha de cataratas e da altura da queda,

e também dos desfiladeiros do rio Zambeze a jusante das cataratas.

De acordo com a história geológica "recente" de Victoria Falls, o planalto de basalto, sobre o qual corre o rio Zambeze, tem grandes fissuras preenchidas por arenito mais facilmente erodível. As fissuras maiores têm uma orientação aproximadamente Leste-Oeste e estão ligadas por fissuras menores com orientação Norte-Sul. A erosão destas fissuras durante os últimos 100 mil anos foi dando origem a várias posições das cataratas, que vão caminhando para montante.
O rio Zambeze já começou a abrir o acesso à futura linhas de cataratas num dos lados da catarata do Diabo (Devil’s Cataract).

Na figura abaixo estão assinaladas anteriores localizações das cataratas (linhas 1 a 7), a actual localização (linha azul) e as duas mais prováveis localizações futuras (linhas ponteadas a amarelo).

clique na foto para ampliar
Na foto de baixo vê-se a zona alagada a montante das cataratas, percebendo-se também onde poderão vir a localizar-se no futuro.

Mais sobre Victoria Falls aqui e sobre a sua história geológica aqui.

3 comentários:

JM disse...

Brutal!

Laurus nobilis disse...

Vistas do ar é que se percebe a imensidão... bela ideia, a voltinha de helicóptero! Lindo!

Nautilus disse...

Monumental! Não admira que sejam uma das novas maravilhas do Mundo.
Interessante também a explicação geológica. Será que são conhecidas as datas de cada "versão" das cataratas?