19 novembro 2018
Ilha de Duiker: santuário dos lobos marinhos
A ilha (ilhéu) de Duiker fica logo depois de se sair da baía de Hout em direcção a Norte. A visita demora menos de uma hora entre o embarque e o desembarque no porto e junto dos cais vêem-se alguns destes animais.
Quando nos aproximamos percebemos que os rochedos estão pejados de lobos marinhos
e vêem-se também bastantes dentro de água mergulhando à procura de peixe.
O folheto que nos dão quando compramos a visita explica que a maioria dos lobos-marinhos-do-cabo (Arctocephalus-pusillus, eles chamam-lhes fur seals, ou seja "focas com pêlo") que se encontram neste ilhéu são machos jovens entre os 8 meses e a idade de reprodução.
O ilhéu por estar bastante desabrigado não é uma colónia de reprodução, sabendo-se, através de animais marcados, que estes provêm e regressam a colónias na costa da África do Sul e mesmo da Namíbia, percorrendo alguns 1 600 m até Cape Cross, na Namíbia.
A população da ilha de Duiker atinge o seu máximo, cerca de 5 mil lobos marinhos, entre Janeiro e Março. Nessa altura é a época da muda de pelo e os animais não se alimentam vivendo das gorduras acumuladas.
2 comentários:
Apanhaste bom tempo. Também tenho umas assim, mas em Cape Cross. Lá também havia crias. Mais para a frente publico-as aqui. É engraçado estar no meio de uma colónia porque parece que estamos junto de ovelhas, tais são os balidos que fazem...
tão giros, todos esparramados ao sol!!! fazem lembrar as molhadas de focas cinzentas na Estónia…
percorrem mesmo distâncias grandes: ou seja, se no próximo ano fores à Namíbia podes ver alguns destes juvenis em adultos e a criarem...
Enviar um comentário