08 maio 2016

Um cruzeiro no arquipélago dos Bijagós (1º dia: a viagem)


Depois de um voo simpático, de cerca de 4 horas, aterrámos em Bissau por volta da hora de almoço. Um almoço rápido, trocar algumas coisas da mala para um saco e era tempo de ir para bordo.

No porto de Bissau esperava por nós uma pequena lancha que nos ia levar a bordo do Africa Princess (ver aqui) que estava fundeado ao largo.

Ainda esperámos por um passageiro mais atrasado, o que permitiu ir vendo o movimento do porto (em cima) e a ilha de Rei (em baixo) onde as instalações de uma antiga fábrica de óleo de amendoim podiam justificar o seu aproveitamento para um hotel ou resort.

Depois, já a aproximarmo-nos do fim do dia, finalmente largámos em direcção aos Bijagós, contemplando a costa de Bissau,

e a "ilha dos Pássaros", que alberga um antigo farol e uma das luzes que sinaliza a entrada no porto, bem como inúmeras aves que ali vêm passar a noite (na foto um grande bando de pelicanos).

Enquanto estávamos entretidos o "mordomo" do Africa Princess veio-nos pedir se podíamos jantar um pouco mais cedo, enquanto havia luz para que uma eventual iluminação da mesa de jantar não ofuscasse o comandante.
Assim fizemos, numa mesa impecável!


Para o fim do jantar, o habitual "marão" que se encontra à saída do canal de Bissau já impedia a estabilidade dos copos e às tantas os salpicos eram tantos que nos fomos abrigar na zona do bar, por trás da "ponte".
Mas foi pouco tempo, uma hora e picos depois navegávamos já entre ilhas, em direcção ao local onde íamos passar uma noite tranquila.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Dizem que é muito bonito e finalmente deves ter conseguido água de mar quente!

Nautilus disse...

Bem, isto promete! Só o percurso que assinalaste parece ser giro. E estive também a espreitar a página do barco e parece-me uma coisa bem pensada. Sem falar na água quentinha e no calorzinho que tanta falta faz. Aguardemos pelo 2º dia :)

Navegante disse...

Sim, parece uma "verdadeira ilha" num país complicado a todos os níveis...