14 maio 2016
Um cruzeiro no arquipélago dos Bijagós (2º dia: ilhéu dos Porcos e Canhabaque)
No 2º dia acordámos numa enseada abrigada que praticamente divide em dois o ilhéu dos Porcos (só em maré baixa é que as duas metades se unem).
Por trás da "metade" sul via-se a ilha de Canhabaque (foto abaixo) que ia ser o nosso destino desse dia, com dois programas: quem quisesse ia visitar a tabanca (aldeia) de Inorei, quem não quisesse ficava na praia. Assim, depois de um pequeno almoço muito diversificado, que incluía pão, croissants, bolo, doces vários, fruta e um saboroso sumo de pétalas de hibisco, pusemos os coletes e embarcámos na lancha.
Na ilha de Canhabaque, no lado nascente, as praias de areia são intercaladas por pontas ou afloramentos rochosos que acabam por servir de controlo à erosão.
Na praia só estávamos nós, o marinheiro da lancha e o guarda da "base" do Africa Princess. Pouco depois apareceram algumas pessoas da tabanca mas que se mantiveram à distância. Tínhamos as esteiras por baixo das árvores que circundam a praia mas dentro de água é que se estava mesmo bem! que água tão quentinha :) .
Quando os "corajosos" regressaram da visita, foi tempo para mais um mergulho e regressar ao barco para almoçar. Com aquela mesa incrivelmente bem posta, protegida por um grande toldo, e um peixe fresquíssimo para o almoço.
Depois de almoço, foram todos para uma das praias do ilhéu, ali mesmo à beira do barco, e eu fui para o "tejadilho" do barco ler (não gosto de areia ;) ) e fotografar as inúmeras aves que abundam por ali e depois o pôr do sol.
É engraçado que o sol ali não se põe, desvanece-se!!
3 comentários:
Estás mesmo numa de fazer inveja!!! Que maravilha devem ser essas praias. E as fotografias da avifauna?
Inveja, é a palavra certa! Esta reportagem, promete... Venha o 3º dia!
a "passarada" fica para o fim!! depois de contar a história... e os barcos da Guiné também!!!
Enviar um comentário