23 outubro 2013

Mina do Lousal III


Quando passei por Alcácer, passei depois no Lousal e fui visitar o Centro de Ciência Viva e o Museu Mineiro.

Fica aqui alguma informação que complementa a reportagem do Laurus Nobilis, que pode ver aqui e aqui.

No Centro de Ciência Viva contam a história da Mina e têm depois algumas actividades lúdico-científicas interessantes relacionadas com as minas, a geologia, o vulcanismo e ainda biologia e física.

Achei muito interessante esta experiência que mostra como é possível conduzir a luz com um jacto de um líquido: "as reflexões nas paredes internas do jacto impedem que a luz escape da fibra óptica líquida, garantindo a propagação guiada da luz".


Também têm actividades para crianças, como esta "mina pra gente pequena". Confesso que experimentei e pareceu-me que alguns dos mecanismos não funcionavam muito bem mas os mais novos terão outras maneiras de lidar com as coisas...
Em contrapartida a exposição "Home sapiens", também para crianças e instalada num edifício anexo, está muito bem conseguida.

O Museu Mineiro foi instalado na antiga Central Eléctrica da Mina do Lousal que por sua vez faz parte do roteiro dos "Museus da Energia". Aqui, para além das componentes da central, têm também umas interessantes maquetes de minas, como este corte que mostra as componentes aérea e subterrânea.

Atrás, do lado esquerdo, vê-se a entrada de uma galeria e, ao fundo, a maquete de um elevador.

Na fotografia de baixo um corte mais detalhado dos corredores subterrâneos.


Se puder visite! Vale o desvio. Veja como em http://lousal.cienciaviva.pt/

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Gostei imenso da Mina do Lousal. Só não me lembro é destes "cortes" no Museu Mineiro; não me lembro se não o visitei ou estava fechado... Este perfis são bem ilustrativos do esquema de corredores que eram usados pelos mineiros para a extracção das pirites.

Voz do Vento disse...

Curioso; também não me lembro destas maquetes. Se calhar estão lá há pouco tempo. São realmente elucidativas.

garina do mar disse...

pois eu conheço bem o restaurante ;)
come-se bem!!! e aos fins de semana e em dias de festa têm lá um grupo que canta à desgarrada... mas com a graça de estarem sentados numa mesa com ar de estarem a almoçar e "espontaneamente" começarem a cantar!!!

Laurus nobilis disse...

Também conheço o restaurante e já assisti a essa espontaneidade treinada; mas tens razão, pois não só é muito agradável, como a comida é bastante boa.