03 março 2013

Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020



Está em Consulta Pública, na página da Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), uma nova Estratégia Nacional para o Mar (ver aqui).

Desta vez, a nova Estratégia já inclui uma "visão de Portugal, para o período 2013–2020, no que se refere ao modelo de desenvolvimento assente na preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos, apontando um caminho de longo prazo para o crescimento económico, inteligente sustentável e inclusivo, assente na componente marítima."

E, ao contrário da versão anterior que não era mais do que
"uma declaração de boas intenções"
, tal como referimos em 2006, dado que "Quando? como? com que meios? como corrigir e adequar? eram questões a que o documento não respondia", esta proposta de Estratégia também já inclui uma proposta de Plano de Acção, com programas e projectos, e onde é efectuada uma calendarização e identificados a quem cabe executar essas acções, os respectivos custos e as fontes de financiamento.

Ou seja, parece que desta vez é "a sério" e é nosso dever comentar o documento que está em consulta pública e, se for caso disso, apresentar correcções e propor melhorias: na página da DGPM, além dos vários documentos em consulta, está também um formulário para comentários (nota: não abre à primeira, pede uns registos mas se ignorarmos esse pedido duas ou três vezes abre o ficheiro word).

Não deixem para o fim do prazo! Comentem!

4 comentários:

JM disse...

Só fomos "grandes" quando nos virámos para o mar. Vou passar por lá. O que eu duvido, é que desta vez seja a sério...

garina do mar disse...

já fiz download!!! mas ainda não li grande coisa...
mas vi que eles lá "dizem" que não conseguem avaliar a execução da estratégia anterior porque não tinha plano de acção!! pelo menos perceberam...

Laurus nobilis disse...

Se calhar perceberam, mas estou com o JM; uma coisa é certa: temos que nos "virar" para onde sempre estivemos "virados", mas que há muito o poder político nos fez esquecer. Europeistas, federalistas e mais o raio que os parta, mas nunca OCEANISTAS!!! Se perceberam, tem de ser agora!

Navegante disse...

A foto está linda! Só pela imagem, apetece mesmo ser convictamente Oceanista, em vez de todas as outras parvoices.