29 março 2012

As aventuras da Garina do Mar... numa ilha do Atlântico (5)

3º dia (cont.) - a costa oeste

Depois de admirarmos o fabuloso contraste entre as encostas áridas e o mar azul da costa oeste, regressamos ao interior da ilha (o aeroporto impede a passagem por Oeste entre o Sul e o Norte).
Passamos pelo pico de Ana Ferreira, com as suas estranhas colunas prismáticas a que chamam "piano", formações geológicas de origem vulcânica e postas a descoberto pela exploração de uma pedreira.
Daí, no chamado "miradouro da Pedreira", é possível também observar um outro estranho contraste: o de um verde campo de golfe que ressalta da paisagem desértica.
E voltamos à costa oeste (noroeste)onde são notórios os fenómenos de erosão, que num lado ou noutro, são objecto de tentativas de contenção, quer através da florestação (com pouco sucesso), quer através da constução de socalcos.
Mas são lindos os efeitos dos ravinamentos provocados por linhas de água torrenciais: dão origem a estes vales em V que mostram o azul do mar.

4 comentários:

Nautilus disse...

De facto a ilha é muito árida! É espantoso como conseguem construi um campo de golfe num sítio onde quase não há água.
Mas a cor do mar é linda: faz um belo contraste com os castanhos de terra.
E aqueles prismas são no género dos da rocha dos Bordões na ilha das Flores, não são?

Navegante disse...

Bom... Os israelitas também fizeram pomares de citrinos e horticultura em pleno deserto; só que esses, têm um suporte económico que, duvido, o nosso Alberto João tenha... Percebo a ideia, mas deve sair muito caro.

Laurus nobilis disse...

Gosto deste tipo de paisagem, mas Porto Santo ainda está em projecto…

garina do mar disse...

eu penso que devem fazer dessalinização, pelo menos nos hotéis fazem!! lembro-me de há muuuitos anos ouvir falar na construção de uma série de barragens, mas não sei se fizeram...
o problema da dessalinização é a energia que se consome mas ali têm sol e vento que chegue, bem podem usar renováveis!!

o azul do mar deve ser por não haver muito plancton? pelo menos a visibilidade debaixo de água é muito boa, é capaz de ser por isso...