22 março 2012

Ponte do Porto

No dia mundial da água, trago aqui uma ponte: afinal para haver pontes é preciso que haja rios e para que haja rios é preciso haver água.
Mas esta ponte medieval, classificada como monumento nacional em 1910, tornou-se praticamente inútil: agora não é mais do que um elemento decorativo da paisagem.
A Ponte do Porto (ponte da passagem) que ligava Amares a Braga, tem agora uma substituta e as construções do Lugar da Ponte, que eram referidas no Inquérito à Arquitectura Regional de Portugal estão em ruínas.
Não seria de recuperar o lugar, criando uma atracção que fizesse com que a ponte voltasse a ser utilizada, pelo menos como local de passeio?

2 comentários:

garina do mar disse...

ooh! já não dá para passar por cima? era giro!!! e o Lugar da Ponte era onde ficávamos parados no sinal de trânsito, não era?

pois... assim vê-se melhor a ponte mas tens razão, tornou-se um bocado inútil!!!

Laurus nobilis disse...

Só se poderá construir um futuro sólido, se respeitarmos o passado; para mim, o que se passa ao nível do património por este Portugal fora, não passa de uma sucessão de crimes contra este país e este povo. Outra coisa... Para que haja rios, é preciso que haja água e, já agora, a correr... Atenção à proliferação da construção de barragens, em nome de um suposto e efémero progresso.