25 junho 2011

Picos da ilha da Madeira

Subindo da Ribeira Brava em direcção ao centro da ilha, chega-se ao miradouro dos Vinháticos de onde se podem admirar os inúmeros picos montanhosos da ilha da Madeira.
Pico do Areeiro (1818 m), Pico do Juncal (1800 m), Pico das Torres (1851 m) Pico Ruivo (1862 m) são os que, mais longe, a nascente, competem pela maior altitude da ilha.
Mais perto da zona central, e um pouco mais comedidos, vêem-se o Pico Grande (1657 m), o Pico do Jorge (1696 m), o Pico das Torrinhas (1509 m), o Casado (1725 m) e o Pico das Eirinhas (1650 m).
Para quem goste das alturas há um percurso a pé que sai da Encumeada, aqui perto e termina no Pico do Areeiro.
Para poente, chega-se ao Paúl da Serra, uma vasta área de planalto a cerca de 1500 m de altitude, de onde se vê, para Sudoeste, o Pico das Urzes. e para Norte, o Pico Ruivo do Paul (1640 m) e os Estanquinhos (1607 m) que dominam a floresta laurissilva.

5 comentários:

garina do mar disse...

ena! tantos picos!!
lembro-me de os ver quando fui visitar a laurissilva, mas não me lembrava de tantos...
fazem uns efeitos giros de luz e de sombra!!

Voz do Vento disse...

Não conheço. Uma falha importante. Imponentes, sem dúvida!

Laurus nobilis disse...

Belos picos e belos registos! Gosto muito da segunda fotografia; parecem os "Picos da Europa". Temos mesmo de explorar melhor o que temos cá dentro!

Navegante disse...

E nos picos, bem lá no alto, deve ouvir-se mesmo a "voz do vento"... A última também está engraçada. São três planos diferentes, certo?

Nautilus disse...

São 3 planos sim: o planalto (paúl) em primeiro plano, o Pico Ruivo ao longe e outro pico no meio.