18 janeiro 2008

O Milhas Náuticas é uma "referência"!

Costumo dizer que não nos devemos fiar na Wikipédia. Já lá encontrei, mais do que uma vez, informação errada e/ou fantasiosa. Normalmente, quando a consulto é apenas para ver se, nas "Referências" que apresenta, há alguma que me possa ajudar.
Pois não é que hoje, estava a ver o "sitemeter" (de vez em quando tem graça perceber porque carga de água aparecem tantos visitantes) quando deparo com uma entrada a partir deste link:
Wikipédia? Fui espreitar e dei com esta página!
Mas não falava no Milhas Náuticas...
E depois percebi! Uma das Referências, a que "eles" chamaram "Flores a ilha das cascatas" vai direitinha para o nosso artigo As cascatas da ilha das Flores".
Ou seja... se calhar até há mais! E é mesmo melhor não se fiarem na Wikipédia... Só nas referências ;)

13 comentários:

Laurus nobilis disse...

Como na vida, as referências é que interessam!!!

garina do mar disse...

o que é pena!! porque tal como na Wikipédia pode ser tudo fabricado...

Laurus nobilis disse...

Uma referência é algo que nos marca e portanto dificilmente será fabricado; o problema é que a maior parte das "gentes" que por aí andam, não têm qualquer tipo de referência, limitando-se a "navegar à vista" e a ser uma espécie de sobreviventes, que se adaptam a tudo e a todos, exactamente porque não têm referências ou porque as que têm ou julgam ter, são francamente dispensáveis!

garina do mar disse...

isso será outro tipo de referência... mais no sentido de referencial, ou bitola, ou modelo...

as referências, como neste caso, ou no caso das referências que se dão de alguém são facilmente fabricáveis, manipuláveis mesmo!!

Laurus nobilis disse...

Sim... quanto a essas, concordo!

Ricardo disse...

Hoje Wikipédia, amanhã nas aberturas de telejornais e primeira página dos jornais e revistas nacionais! ;-)

O blogue Milhas Náuticas está em alta! Parabéns!

garina do mar disse...

ah pois claro!!!
já ouvi uns zunzuns sobre isso...
;)

Clube Europeu ESJAL disse...

É o preço da QUALIDADE.

Bluegrowth disse...

Pois... mas se entre o Matoso e o Hermano Saraiva existe uma clara diferença de estilos... e, por vezes, mais que o estilo, quase que os próprios factos... não podemos esperar que um espaço livre, democrático e aberto de conhecimento não tenha os seus "q's".
Entre o que conta a história e aquele que nos conta umas histórias há uma clara diferença, no entanto o mais importante não é a história que nos contam mas sim aquilo que dela filtramos e assimilamos.
Há um par de jornais da nossa praça, em que, a única informação fiável é a da página da necrologia. É verdade que a Wikipedia não é fiável, mas também é verdade que a podemos corrigir e contribuir para o desenvolvimento daquilo que deixa de ser a sociedade da informação para se converter na sociedade do conhecimento. A Web 2.0 no seu melhor… ou pior…

garina do mar disse...

mas o Matoso e o Saraiva são Historiadores, que investigam e que dão a cara!!! cada um deles conta a História à sua maneira, um apenas como investigador que a conta aos seus pares, o outro democratizando-a e tornando-a acessível a todos, mesmo que para iso lhe tenha que acrescentar alguma fantasia... mas eu sei que é ele que está a fazer isso e posso chegar ao pé dele e dizer "Sr Saraiva não concordo com o que disse!" ou "Caríssimo Sr Professor neste aspecto esteve a distorcer um facto e não me parece bem. Talvez fosse melhor explicar às pessoas que não é bem assim"!!

na Wikipédia não sei quem escreveu.. as fontes não são citadas... qualquer um pode chegar lá e acrescentar o que lhe apetece, mas já não sei se apagar/corrigir é tão fácil assim... e o que é verdade é que já lá vi escritas coisas erradas e coisas fantasiosas... e coisas deturpadas!!! tal como já vi trabalhos feitos com informação retirada da Wikipédia que por sinal também estava errada!!!
e não sei se é claro para quem consulta que aquilo é construído por qualquer pessoa e que por isso a sua fiabilidade é relativa... se calhar deveria ter lá uma barra encarnada ou amarela a explicar isso!!

enfim... algumas "referências" que lá aparecem até são boas e dão uma ajuda... outras nem tanto!! ;)

Nautilus disse...

Muito bem! Somos os maiores :)

Nós bem dizíamos que a "Sábado" tinha vindo "copiar" coisas ao Milhas Náuticas.

Helena disse...

Tá boa mas eu confio nas vossos posts ;)

garina do mar disse...

ah ah ah!!
muito obrigada pela confiança
;)