20 janeiro 2008

Castelo Mendo

Este concelho teve o seu foral em 1229, concedido por D. Sancho II. A estrutura fortificada de Castelo Mendo é tipicamente medieval e totalmente concebida para as necessidades da época da reconquista cristã, nos séculos XII e XIII. Por um lado, era preciso assegurar o repovoamento dos territórios conquistados aos mouros e, por outro, era fundamental assegurar a integridade das terras anexadas, não só em relação a estes últimos, mas também em relação a Leão e Castela, nossos adversários de sempre nas disputas fronteiriças. A partir do século XIV, embora a fronteira tenha ficado estabilizada com o Tratado de Alcanizes, em 1297, Castelo Mendo continua a integrar a rede defensiva da raia, só perdendo o seu protagonismo militar no século XVII.

10 comentários:

garina do mar disse...

a terrinha é gira!! tem um castelo e umas casas engraçadas... a porta da muralha é capaz de ser o mais interessante!!
quando por aqui andei em 91, ainda tinha um ar um bocado medieval!! depois disso fizeram umas recuperações no âmbito das Aldeias Históricas, deve ter melhorado ;)

interessante o enquadramento da foto de baixo!! não é a mesma igreja que aparece na do meio pois não?

Nautilus disse...

Uma aldeia histórica das mais interessantes e provavelmente das menos conhecidas. Com a construção do IP 5 ficou "fora de caminho".

Faltou dizeres que terá sido um castro neolítico, e um povoado celta com alguma importância (localizava-se numa zona de cruzamento de caminhos) mais uma vez ocupado pelos romanos que também por ali fizeram passar as vias de ligação a Almeida e à Guarda.
Depois com as várias invasões e a ocupação dos mouros "desapareceu" e foi D. Sancho I que mandou reedificar o castelo. Penso que o 1º foral pode ter sido mesmo de D. Sancho I (tenho que confirmar).

Bonitas fotografias da Igreja de Santa Maria do Castelo! É pena não teres das ruas da aldeia que também são bastante interessantes.

Laurus nobilis disse...

As duas que estão em baixo são da da mesma igreja que, efectivamente, é a de Sta Maria do Castelo.
É pena, mas não tenho grande coisa das ruas, nem do lindíssimo vale que existe por lá.
Fica para a próxima!

Laurus nobilis disse...

E já agora, o foral foi mesmo concedido no reinado de D. Sancho II.

Nautilus disse...

Tens razão. O D. Sancho I concedeu vários forais aqui à volta, designadamente a Belmonte, Guarda e Pinhel mas em Castelo Mendo limitou-se a mandar (re)construir o castelo.

Anónimo disse...

Não deixem de ver e fotografar também Sortelha, que fica bem pertinho.
E a Castelo Rodrigo, já foram?

garina do mar disse...

lá chegaremos caro anónimo! lá chegaremos!!

Clube Europeu ESJAL disse...

O laurus nobilis tem aqui um post impecável.

castela disse...

Castelo Mendo é uma das mais belas aldeias de Portugal. Temos que saber lê-la com atenção.

Laurus nobilis disse...

Concordo plenamente! Castelo Mendo é realmente uma das aldeias mais belas e mais simbólicas na luta pela liberdade, desde o tempo dos lusitanos, até ao pacificar das fronteiras. Efectivamente, não faço referência à época anterior à romanização, mas espero ter conseguido lê-la de uma forma correcta! Penso que era a este facto que se referia, dado que o artigo começa em 1229. Também de referir a "paz" que envolve a aldeia e que ainda hoje está no meu espírito... Volte sempre!