10 janeiro 2008

Ainda o Vulcão dos Capelinhos...

" Ao POVO do Capelo e da Praia do Norte que viveu o Vulcão dos Capelinhos e sofreu as suas consequências." Começa assim, com esta dedicatória, uma colecção que pretende dar eco a testemunhos dessa época, com é o caso do autor, integrado na missão ciêntifica chefiada pelo Dr. Orlando Ribeiro, que estudou o fenómeno. Erupções da memória colectiva, é o nome francamente feliz que deram a esta série de relatos, integrados na Colecção Piroclástica.

10 comentários:

Anónimo disse...

:))
Muito bem!

Ricardo disse...

Gostei do nome da colecção... piroclástica... mesmo a condizer com o tema. :-)

Laurus nobilis disse...

Também gostei do "erupções da memória colectiva"; é só pena ser uma edição de 300 exemplares. Encontrei-o à venda no restaurante "Espaço Açores", em Lisboa.

Nautilus disse...

Do Professor Orlando Ribeiro tenho vários livros, todos muito bons. Deste senhor nunca ouvi falar. O título diz que é um testemunho. Um testemunho de quê? Da erupção? Ou do trabalho científico do Professor nos Capelinhos?

garina do mar disse...

pois... não dizes sobre o que é o livro!! e se são tão pouquinhos convinha saber se vale a pena ir a correr comprar...

O´Fartura disse...

Os boletos agraciados no Sorteo CM da Amizade Galego-Portuguesa celebrado hoxe sábado 12 de Xaneiro de 2008 na Libraría Sisargas exercendo de man inocente o noso libreiro Roberto Castro, son os seguintes:
1- Joao Quaresma- Lanchas e dornas
2- mch- O Patrimonio Marítimo de Galicia
3- Julio Quirino- O Bote Polbeiro de Bueu
4-Rute&Joao- A Odisea

Os amigos e amigas que participando nos blogues promotores de Portugal tivéchedes a sorte do voso lado, tendes que porvos en contacto cos promotores do sorteo a través de calquera dos nosos blogues, para proporcionarnos os vosos enderezos postais e procedermos ao envío por correo do libro que vos corresponde.

Laurus nobilis disse...

Este livrinho tem 15 páginas e limita-se a transcrever algumas notas tiradas na época pelo autor, sobre o vulcão e os seus efeitos. Não tem nenhum carácter científico.

Quanto ao Espaço Açores, é francamente bom, simpático e merece uma visita.

garina do mar disse...

mas parece estares a fazer caixinha...

Anónimo disse...

Como editores da Colecção Piroclástica, já editámos 5 testemunhos e está previsto o lançamento do 6º. para o dia 2 de Fevereiro de 2008, no Café Rumar na Praia do Norte - Faial.

Se pretenderem adquirir algum exemplar podem fazê-lo para o email:faialentejo@gmail.com

Podem ainda consultar o blog:http://tercapelo.blogs.sapo.pt

Laurus nobilis disse...

Obrigado pela informação.