Mas esta fotografia consta de um CD que tu fizeste e cedeste ao Clube Náutico Moitense, aquando da Real Regata de Canoas... é extraordinário como é que alguém que não tu, a pode referir como sendo sua! ainda por cima, o CD está perfeitamente identificado... Pirataria pura e dura!
Garina do Mar: Fez um comentário no blog do Eugénio onde diz: " porque as velas estão a aquartelar? Se ele fosse a planar (planar?, é fala de vela ligeira! Aqui trátasse de navegar à popa) pode acontecer." Por favor explique-me o que quer dizer na linguagam marinheira o "aquartelar". Eu nunca ouvi esse termo na navegação à vela no mar.. Navios de arte redonda, lá bonitos são, mas é preciso ter muitas "unhas" para os manobrar. Um dia destes conto a história da barca "Flores", primeiro navio -escola "Sagres", (Anteriormente houve outros dois navios com o nome "Sagres") mais tarde um deles foi para navio depósito, quando recebemos a actual "Sagres" em 1962, vinda do Brasil.
fizeram bem... mas ainda por lá andam outras minhas.. vou começar a publicar aqui as fotos "piratadas"...
quanto às velas... usei o planar mais com o significado que acontece quando o barco anda mais depressa que o vento.. e se isso acontece à popa as velas enchem ao contrário - aquartelam! talvez seja linguagem da vela ligeira.. é a vela que eu conheço, mesmo os iates acabam por sê-lo comparados com aqueles matulões... nas regatas de 420 e 470 aquartelávamos a genoa para parar o barco quase em cima da linha de largada.. quando dava o toque folgava-se, caçava-se como deve ser e largavamos!!
A Flores não é a que está em Hamburgo? essa ainda vi durante bastante tempo encostada num molhe do Alfeite antes de ir para a Alemanha... mas só sabia de uma Sagres antes da actual!!!
Obrigado pela explicação. Foi muito clara, estamos sempre a aprender. A "FLORES" era um navio mercante, presa da 1ª guerra. Foi o 1º navio-escola "SAGRES" e depois navio-depósito "SANTO ANDRÉ". A alemanha levou o navio para o recuperar e em troca deu-nos o "POLAR". Agora não me lembro como se escreve o nome original do navio, mas vou ver e já volto. Está em Hamburgo, já o visitei, completamente recuperado e aberto ao público. Lindo!
eu esse sei qual é! também o vi em Hamburgo e tenho fotos dele até sem saber ainda que era a antiga Sagres... Chama-se Rickmer Rickmers http://www.rickmer-rickmers.info/ tenho fotos desse e do Alexander von Humbolt que estava lá ao lado.. não tive foi ainda tempo de as digitalizar!! mas este só foi para a Alemanha lá para o fim dos anos 70 ou início dos 80 porque ainda o visitei meio abandonado no Alfeite!! então não sei é qual é o outro...
"O velho navio-escola Sagres é hoje um navio-museu no porto de Hamburgo com o primeiro nome, Rickmer Rickmers, no qual pode apreciar a história da construção de veleiros, a vida e o trabalho dos homens do mar na passagem do século, documentos da história das viagens marítimas à vela, bem como exposições temporárias sobre temas relacioados com assuntos do mar. Tem uma exposição permanente portuguesa com uma vitrine com o modelo da Sagres, 36 fotos da actividade do veleiro e dos dez comandantes que por ele passaram e o troféu da vitória da regata entre Brest-Tenerife em 1958.
Características: Deslocamento: 2116 t Comprimento: 96,85 m Boca: 12,2 m Calado: 5,7 m Área vélica: 2220 a 2477m2 Guarnição: aprox. 150 homens"
Livra!!! É mais rápida do que eu. Eu fui ver aos meus books e não à internet. O "Rickmer Rickmers foi construído em 1896 em Bremerhaven e tomado por Portugal em 1916 nos Açores, na Horta. Desta "SAGRES" há uma história fabulosa. Da primeira "SAGRES" tenho a história e ainda outro navio chamado "SAGRES" construído na Figueira da Foz, que muita pouca gente conhece.
Como o cuscas do Blue diz: Conta baixinho para ninguém ouvir. Tenho de sair daqui. A família já anda a dizer que estou a ficar viciado nos blogs :)! Eu respondo e vocês noutras coisas que não suporto como telenovelas. Está tudo bem, mas é como um filme cómico cá em casa:)!!! LOL!!!
não fui procurar.. tinha em tempos andado à procura disso e tinha essa informação!!
mas agora quero saber as outras histórias!!!´ também há uns anos andaram a construir um tipo de barco (meio traineira, meio barco de recreio) a que chamaram Sagres... vi-o numa Nauticampo mas não sei se fizeram muitos desses
Livra!!!, Livra!!!, Livra!. Esta menina ou senhora Garina do Mar não dá descanso!. LOL!!! Deixe-me respirar um puquinho que conto o resto. Destas conversas é que eu gosto! Uns a puxarem pelos outros. A ssim é que é bom!.
Não, não fizeram. Era para ser camado de "MOLIATE" (moliceiro+iate). Era um trambolho que nem o senhorjesuepatronodosmoliceiroseseusarraispoderiamperdoar, LOL!
Cara Garina do Mar: Vou provocá-la de propósito. Qual a diferença entre uma genoa e um estai? É provocação pura e a brincar, para animar a malta....... Assim, na minha modesta opinião, é que dá prazer "alimentar" blogs. Não é só postar por postar. São precisas perguntas e respostas, sem segundos sentidos,com o coração aberto, para haver uma sã discussão.
entre uma genoa e um estai é fácil!! a genoa é uma vela e o estai um brandal que agarra o mastro para vante? ;)
se forem duas velas!!! a diferença tem que ver com a relação entre a área da vela e a área do triângulo da proa.. mas não sei a partir de que proporção o estai passa a genoa (isto na "vela ligeira").. será abaixo de 1 e acima de 1?
esqueci-me de outra coisa.. tem que ver também com a altura do punho da escota... no estai é mais alto, na genoa fica praticamente paralelo ao convés!!!
tenho que ir ver isso melhor nos meus livros... isto é o "A Ver Navios" a querer obrigar-me a estudar!!! ;)
A GARINA è mesmo marinheira.Parabéns. Simplificando: Estai: A vela triangular da proa não chega ao mastro. Genoa: A vela triangular da proa passa para ré do mastro. Isto sem ir ver dicionários e sem consultar nada. É esta a diferança entre estai e genoa. A vela de estai é mais pequenina. A escota trabalha por vante do mastro. Na genoa trabalha por ré dele. Não tenho sossego. Esta Garina dá cabo de mim!. LOL!!!!! Continue que está a agradar e muito. Gosto de falar destas coisas. Estão-me na alma. E quando contar a história do cpt. Mendes na barca "Flores"? Não é para já. É preciso ter paciência.AH!!! AH!!! AH!!!. Boa noite, bom trabalho e bom descanso. Ora, também é preciso.
lá divertido é!!! tenho por aí o curso das Glénans e mais outros livros sobre velas... mas agora a "guerra" é outra, não tenho tempo de ir procurar!! mas bate mais ou menos com o que eu disse ;) pelo menos sei olhar para elas e dizer!!!
Boa noite e bom descanso!! e vá pensando nas histórias da "Flores"...
26 comentários:
Mas esta fotografia consta de um CD que tu fizeste e cedeste ao Clube Náutico Moitense, aquando da Real Regata de Canoas... é extraordinário como é que alguém que não tu, a pode referir como sendo sua! ainda por cima, o CD está perfeitamente identificado... Pirataria pura e dura!
já agora... a fotografia é linda!
É no mínimo estranho, já que um dos "pseudo" autores é muito cioso dos seus direitos e "copyrights".
Mas por outro lado se considerarmos que já lá estão outras que também não dizem que são tuas, não deverias estar admirada.
assim está melhor... já a retiraram!
Garina do Mar:
Fez um comentário no blog do Eugénio onde diz: " porque as velas estão a aquartelar? Se ele fosse a planar (planar?, é fala de vela ligeira! Aqui trátasse de navegar à popa) pode acontecer."
Por favor explique-me o que quer dizer na linguagam marinheira o "aquartelar". Eu nunca ouvi esse termo na navegação à vela no mar..
Navios de arte redonda, lá bonitos são, mas é preciso ter muitas "unhas" para os manobrar.
Um dia destes conto a história da barca "Flores", primeiro navio -escola "Sagres", (Anteriormente houve outros dois navios com o nome "Sagres") mais tarde um deles foi para navio depósito, quando recebemos a actual "Sagres" em 1962, vinda do Brasil.
fizeram bem... mas ainda por lá andam outras minhas.. vou começar a publicar aqui as fotos "piratadas"...
quanto às velas... usei o planar mais com o significado que acontece quando o barco anda mais depressa que o vento.. e se isso acontece à popa as velas enchem ao contrário - aquartelam! talvez seja linguagem da vela ligeira.. é a vela que eu conheço, mesmo os iates acabam por sê-lo comparados com aqueles matulões... nas regatas de 420 e 470 aquartelávamos a genoa para parar o barco quase em cima da linha de largada.. quando dava o toque folgava-se, caçava-se como deve ser e largavamos!!
A Flores não é a que está em Hamburgo? essa ainda vi durante bastante tempo encostada num molhe do Alfeite antes de ir para a Alemanha... mas só sabia de uma Sagres antes da actual!!!
Obrigado pela explicação. Foi muito clara, estamos sempre a aprender.
A "FLORES" era um navio mercante, presa da 1ª guerra. Foi o 1º navio-escola "SAGRES" e depois navio-depósito "SANTO ANDRÉ". A alemanha levou o navio para o recuperar e em troca deu-nos o "POLAR".
Agora não me lembro como se escreve o nome original do navio, mas vou ver e já volto.
Está em Hamburgo, já o visitei, completamente recuperado e aberto ao público. Lindo!
eu esse sei qual é! também o vi em Hamburgo e tenho fotos dele até sem saber ainda que era a antiga Sagres... Chama-se Rickmer Rickmers
http://www.rickmer-rickmers.info/
tenho fotos desse e do Alexander von Humbolt que estava lá ao lado.. não tive foi ainda tempo de as digitalizar!!
mas este só foi para a Alemanha lá para o fim dos anos 70 ou início dos 80 porque ainda o visitei meio abandonado no Alfeite!!
então não sei é qual é o outro...
Já agora..
tinha em tempos tirado desse site:
"O velho navio-escola Sagres é hoje um navio-museu no porto de Hamburgo com o primeiro nome, Rickmer Rickmers, no qual pode apreciar a história da construção de veleiros, a vida e o trabalho dos homens do mar na passagem do século, documentos da história das viagens marítimas à vela, bem como exposições temporárias sobre temas relacioados com assuntos do mar.
Tem uma exposição permanente portuguesa com uma vitrine com o modelo da Sagres, 36 fotos da actividade do veleiro e dos dez comandantes que por ele passaram e o troféu da vitória da regata entre Brest-Tenerife em 1958.
Características:
Deslocamento: 2116 t
Comprimento: 96,85 m
Boca: 12,2 m
Calado: 5,7 m
Área vélica: 2220 a 2477m2
Guarnição: aprox. 150 homens"
(http://www.rickmer-rickmers.info/)
Livra!!! É mais rápida do que eu. Eu fui ver aos meus books e não à internet.
O "Rickmer Rickmers foi construído em 1896 em Bremerhaven e tomado por Portugal em 1916 nos Açores, na Horta.
Desta "SAGRES" há uma história fabulosa.
Da primeira "SAGRES" tenho a história e ainda outro navio chamado "SAGRES" construído na Figueira da Foz, que muita pouca gente conhece.
Como o cuscas do Blue diz:
Conta baixinho para ninguém ouvir.
Tenho de sair daqui. A família já anda a dizer que estou a ficar viciado nos blogs :)!
Eu respondo e vocês noutras coisas que não suporto como telenovelas.
Está tudo bem, mas é como um filme cómico cá em casa:)!!! LOL!!!
não fui procurar.. tinha em tempos andado à procura disso e tinha essa informação!!
mas agora quero saber as outras histórias!!!´
também há uns anos andaram a construir um tipo de barco (meio traineira, meio barco de recreio) a que chamaram Sagres... vi-o numa Nauticampo mas não sei se fizeram muitos desses
Livra!!!, Livra!!!, Livra!.
Esta menina ou senhora Garina do Mar não dá descanso!. LOL!!!
Deixe-me respirar um puquinho que conto o resto.
Destas conversas é que eu gosto!
Uns a puxarem pelos outros. A ssim é que é bom!.
Não, não fizeram. Era para ser camado de "MOLIATE" (moliceiro+iate). Era um trambolho que nem o senhorjesuepatronodosmoliceiroseseusarraispoderiamperdoar, LOL!
a sua sorte é que eu estou "de castigo" a fazer tpcs, senão havia de o chatear bem mais!!!
O NRP "POLAR" veio para Portugal em 1983.
Quabdo quiser chateie, LOL!
fico à espera de ver a história das "Sagres" no "Nós e o Mar"!!!!!
(já não tenho pedalada para estes blogs todos...... é tempo a menos para tanta "leitura"... vou te que desistir de alguma coisa)
Prioridades
ohhh... nós gostamos de o ver por cá!!
Não me diga que conhece o capitão Manuel Mendes?!
Se o conhece fico AAAAHHHHH!!!!!
O mundo e mesmo muito pequeno.
então não conheço? fiquei hoje a saber quem era no "Nós e o Mar... o que equivale a ficar a conhecer!!!
Cara Garina do Mar:
Vou provocá-la de propósito.
Qual a diferença entre uma genoa e um estai?
É provocação pura e a brincar, para animar a malta.......
Assim, na minha modesta opinião, é que dá prazer "alimentar" blogs.
Não é só postar por postar. São precisas perguntas e respostas, sem segundos sentidos,com o coração aberto, para haver uma sã discussão.
entre uma genoa e um estai é fácil!! a genoa é uma vela e o estai um brandal que agarra o mastro para vante? ;)
se forem duas velas!!! a diferença tem que ver com a relação entre a área da vela e a área do triângulo da proa.. mas não sei a partir de que proporção o estai passa a genoa (isto na "vela ligeira").. será abaixo de 1 e acima de 1?
esqueci-me de outra coisa.. tem que ver também com a altura do punho da escota... no estai é mais alto, na genoa fica praticamente paralelo ao convés!!!
tenho que ir ver isso melhor nos meus livros... isto é o "A Ver Navios" a querer obrigar-me a estudar!!! ;)
A GARINA è mesmo marinheira.Parabéns.
Simplificando:
Estai: A vela triangular da proa não chega ao mastro.
Genoa: A vela triangular da proa passa para ré do mastro.
Isto sem ir ver dicionários e sem consultar nada.
É esta a diferança entre estai e genoa.
A vela de estai é mais pequenina. A escota trabalha por vante do mastro. Na genoa trabalha por ré dele.
Não tenho sossego. Esta Garina dá cabo de mim!. LOL!!!!!
Continue que está a agradar e muito.
Gosto de falar destas coisas. Estão-me na alma.
E quando contar a história do cpt. Mendes na barca "Flores"?
Não é para já. É preciso ter paciência.AH!!! AH!!! AH!!!.
Boa noite, bom trabalho e bom descanso.
Ora, também é preciso.
lá divertido é!!!
tenho por aí o curso das Glénans e mais outros livros sobre velas... mas agora a "guerra" é outra, não tenho tempo de ir procurar!!
mas bate mais ou menos com o que eu disse ;) pelo menos sei olhar para elas e dizer!!!
Boa noite e bom descanso!! e vá pensando nas histórias da "Flores"...
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