27 janeiro 2007

Mosteiro de S. Vicente de Fora

A tomada de Lisboa aos mouros, por Afonso Henriques, foi levada a efeito com o auxílio de cruzados, que o Rei conseguira que aportassem nesta cidade a 28 de Junho de 1147. Fizera Afonso I um voto, revelado ao prelado de Braga, D. João Peculiar, de construir dois templos nos locais, tornados cemitérios dos cavaleiros cruzados mortos pela Fé e pela Nação Portuguesa: seriam o dos Mártires, no ocidente da cidade, e S. Vicente no oriente. E cumpriu o voto. Ergueram-se a capela dos Mártires, desaparecida no Terramoto de 1755, e a de S. Vicente. A igreja teve a sua primeira pedra logo a 21 de Novembro e, ao longo do tempo, acabou por ser construído um mosteiro que foi crescendo de terras, de rendas, de esmolas, de influência e prestígio. No terceiro quartel do século XVI, antes da perda da independência de Portugal (1580), o edifício de S. Vicente estava velho e degradado e ameaçava ruína, apesar das constantes obras que se lhe fizeram nos tempos de D. João III e de D. Sebastião. Em 1590, Filipe II de Espanha na altura a reinar também em Portugal, nomeia Filipe Terzi, arquitecto italiano, mestre das obras reais de S. Vicente, tendo em vista a recuperação do templo. As obras prolongam-se por todo o século XVII e, S. Vicente de Fora foi aparecendo, pouco a pouco, como um templo esplendoroso, da mais pura Renascença, construído com calcários brancos que mais parecem mármore, arrancados às pedreiras de Alcântara e do sítio de S. Vicente.

8 comentários:

Laurus nobilis disse...

Já agora... chama-se S. Vicente de Fora, porque o Mosteiro fica fora da Muralha Fernandina de Lisboa.

garina do mar disse...

Bonitas fotos!!
e uma boa história!!
mas... o mosteiro é anterior ao D. Fernando!!

garina do mar disse...

o estilo é estilo chão que corresponde a uma adaptação do maneirismo à tradição portuguesa, e barroco..

e parece que as obras demoraram muito tempo porque o mosteiro estava muito "espanhol" e então andaram-lhe a fazer alterações depois de termos corrido com os Filipes!!

Laurus nobilis disse...

Sim... só lhe começaram a chamar "de fora" após o D. Fernando!

garina do mar disse...

aah... está bem... mas não havia já qualquer coisa relacionado com o estar fora do castelo no tempo do AH? tinha ideia de ler algo sobre isso no livro da tomada de Lisboa do Júlio Castilho!!

Laurus nobilis disse...

vou investigar!

garina do mar disse...

esta investigação está um bocado lenta...

Laurus nobilis disse...

sim... tens razão; o Júlio Castilho refere esse facto, embora eu não tivesse essa informação. Continuas com boa memória!