26 janeiro 2007
Portugal em 2100?
Enviaram-me esta imagem por correio electrónico. Não sei grande coisa sobre ela, a não ser que pretende ser uma simulação feita em computador, sobre os efeitos de uma eventual subida do nível das águas, mas não dizem de quantos metros. Segundo a referida mensagem, este poderá ser o cenário da região centro de Portugal em 2100...
8 comentários:
ontem estive numa apresentação em que referiam uma subida de 1 metro nos próximos 100 anos... esta simulação parece-me bastante mais do que isso...
mas também já vi umas "simulações" de como era a nossa costa no início do milénio passado e nalgumas zonas, apesar de não tão exagerado, até parecia isto!!
No 3º relatório sobre Alterações Climáticas do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change, que inclui países da Organização Meteorológica Mundial - WMO, e do Programa para o Ambiente das Nações Unidas - UNEP), publicado em 2001, fazem vários cenários de subida do nível do mar, prevendo no cenário mais pessimista (que inclui a incerteza associada ao degelo) uma subida de 88 cm. O 4º relatório deve sair este ano e não conheço os resultados.
O que está neste mapa parece-me uma "subida" de, pelo menos, 50 metros. Por vezes são estes alarmismos que reduzem a eficácia das medidas que se pretendem tomar: resulta numa história parecida com a do Pedro e do lobo
estive a ver a carta 1:500 mil e isto parece o contorno da cota 100 (metros)!! achas que quem fez isto se enganou e leu metros em vez de cm?
talvez...
Até que ficava mais gira para navegar :)
e pra mergulhar!!!
Só vantagens para os filhos dos nossos filhos!
Saiu hoje o 4º relatório sobre Alterações Climáticas do IPCC, cujo sumário está já disponível na internet (em inglês)http://www.ipcc.ch/SPM2feb07.pdf.
O cenário mais pessimista de subida do nível do mar prevê que seja entre 0,26 a 0,59 cm até 2099.
Parece-me Laurus Nobilis que os teus amigos exageraram ligeiramente.
E Eugénio e Garina do Mar não me parece que não ter muito mais sítios novos para navegar e mergulhar.
Mas convém que continuemos todos a poupar energia. E a não construir casas em cima das dunas e das arribas, até porque a erosão da nossa costa mantém-se como um problema grave. Não é assim Miúda?
Enviar um comentário